Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-22T14:39:57Z-
dc.date.available2023-05-22T14:39:57Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.citationMendonça, Priscila Morgana Bezerra de Oliveira. O ensino interdisciplinar da língua portuguesa: uma proposta para a prática pedagógica aplicada no curso técnico de ensino médio integrado em eletrotécnica do Campus Aracaju/IFS. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Instituto Federal de Sergipe - IFS.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1765-
dc.description.abstractA potencialidade no estudo dos conceitos e das práticas interdisciplinares ganha lugar de destaque no cenário pedagógico. Na legislação educacional brasileira, e em específico, na Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva do ensino integrado, a metodologia interdisciplinar surge como forma de superação da disciplinaridade e da fragmentação do conhecimento, direcionando para o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas e metodológicas que integrem conteúdos e disciplinas, de modo a contextualizá-los, aliando a formação acadêmica à profissional. Considerando isso, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo geral de compreender potencialidades pedagógicas para elaboração de atividades com a língua materna através da prática interdisciplinar. Buscando, assim, construção de um guia didático-metodológico para práticas de ensino-aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa III em associação às disciplinas Sociologia III e Fontes Alternativas de Energia e Conservação e Eficiência Energética, com destino à turma do 3º (terceiro) ano do Curso Técnico de Ensino Médio Integrado (EMI) em Eletrotécnica, no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Partindo de uma experiência, no início de 2020, no Campus Aracaju do IFS, em reunião docente para o trato de questões pedagógicas e de planejamento, após constatação de distanciamento entre as disciplinas de formação geral das disciplinas técnicas e tecnológicas componentes do curso referenciado, propusemo-nos a desenvolver proposta de intervenção interdisciplinar a partir da disciplina Língua Portuguesa. Assim, o trabalho foi desenvolvido com vistas à integração dessa disciplina às disciplinas Sociologia e Fontes Alternativas de Energia e Conservação e Eficiência Energética, numa abordagem, que coadunou conteúdos, baseando-se no processo de construção de conhecimentos na linha da pedagogia freireana, e como ela trabalha com a concepção da interdisciplinaridade – centralizada na relação do aprendiz com seu contexto e sua realidade. Nosso estudo trata de pesquisa aplicada, qualitativa, através de um estudo de caso (dentro da relação de ensino-aprendizagem dos sujeitos do EMI em Eletrotécnica), a partir de técnicas de coleta de dados, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e aplicação de questionários e entrevistas, e de análise dos dados, com interpretação a partir da Análise do Discurso, segundo Orlandi (1999, 2003). O aprofundamento dessa pesquisa culmina na dissertação de mestrado, e na elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional, materializado em um guia didáticometodológico. As investigações e levantamentos indicam que as práticas interdisciplinares ocorrem de maneira muito inabitual, e apontam que as disciplinas de formação geral, e, em específico, a de Língua Portuguesa, desconsideram o contexto do profissional eletrotécnico em formação, contrariando a própria regulamentação do curso EMI em Eletrotécnica. Palavras-Chave: Ensino de Língua Portuguesa. Interdisciplinaridade. Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Aracajupt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject. Ensino Médio Integrado em Eletrotécnicapt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachingen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectIntegrated High School Technical Course in Electrotechnicsen
dc.titleO ensino interdisciplinar da língua portuguesa: uma proposta para prática pedagógica: uma proposta para prática pedagógica aplicada no curso técnico de ensino médio integrado em eletrotécnica do Campus Aracaju/IFSpt_BR
dc.title.alternativeThe interdisciplinary teaching of the Portuguese language: a proposal for pedagogical practiceen
dc.typeDissertationen
dc.contributor.authorMendonça, Priscila Morgana Bezerra de Oliveira-
dc.description.abstract2The potential in the study of interdisciplinary concepts and practices gains a prominent place in the pedagogical scenario. In Brazilian educational legislation, and specifically in Professional and Technological Education, from the perspective of integrated teaching, the interdisciplinary methodology emerges as a way of overcoming disciplinarity and the fragmentation of knowledge, directing towards the development of didactic-pedagogical and methodological practices that integrate contents and disciplines, in order to contextualize them, combining academic and professional formation. Considering this, we developed this study with the general objective of understanding pedagogical potential for developing activities with the native language through interdisciplinary practice. Seeking, therefore, the construction of a didactic-methodological guide for teaching-learning practices in the discipline of Portuguese Language III in association with the disciplines Sociology III and Alternative Sources of Energy and Conservation and Energy Efficiency, aimed at the 3rd (third) year class of the Integrated High School Technical Course (IHSTC) in Electrotechnics, at the Federal Institute of Sergipe (FIS). Based on an experience, in the beginning of 2020, at the FIS Aracaju Campus, in a teaching meeting to deal with pedagogical and planning issues, after noticing a gap between the general education disciplines of the technical and technological disciplines components of the referenced course, we proposed us to develop a proposal for interdisciplinary intervention based on the Portuguese Language discipline. Thus, the work was developed with a view to integrating this discipline to the disciplines Sociology and Alternative Energy Sources and Conservation and Energy Efficiency, in an approach that combined content, based on the process of knowledge construction in line with Freire's pedagogy, and how it works with the concept of interdisciplinarity – centered on the learner's relationship with their context and their reality. Our study deals with applied, qualitative research, through a case study (within the teaching-learning relationship of IHSTC subjects in Electrotechnics), from data collection techniques, such as bibliographic research, document research, observation and application questionnaires and interviews, and from data analysis, with interpretation based on Discourse Analysis, according to Orlandi (1999, 2003).The deepening of this research culminates in the master's degree dissertation, and in the elaboration, application and evaluation of the educational product, materialized in a didacticmethodological guide. The investigations and surveys indicate that interdisciplinary practices occur in a very unusual way, and point out that the disciplines of general education, and, in particular, the Portuguese Language, disregard the context of the electrotechnical professional in training, contrary to the regulation of the IHSTC in Electrotechnics. Keywords: Portuguese Language Teaching. Interdisciplinarity. Integrated High School Technical Course in Electrotechnics.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Morgana_Dissertação.pdfDissertação2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.