Repositório Institucional
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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1766
Título: | Tendência à inovação no âmbito administrativo da Reitoria de uma instituição de ensino sob a ótica dos servidores |
Título(s) alternativo(s): | Trend towards innovation in the administrative scope of the Rectory of an educational institution from the perspective of the servants |
Autor(es): | Dória, Adriana Sodré Silva, Antônio Fabrício Soares Bispo Santos Lima, Jéssyka Pereira de Lima, Luci Dantas de |
Palavras-chave: | Administração Pública; Ensino Superior; Inovação; Innovation; Public administration; University education |
Data do documento: | 1-Jun-2017 |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Citação: | Dória. Adriana Sodré.Tendência à inovação no âmbito administrativo da Reitoria de uma instituição de ensino sob a ótica dos servidores. Revista do Serviço Público - RSP, Brasília, v. 68, n. 2, p. 285-318, jun. 2017. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/3082. Acesso em: 25, maio, 2023. |
Série/Relatório no.: | 2; |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo avaliar a tendência à inovação no âmbito administrativo da reitoria de uma instituição pública de ensino superior, com base na percepção de seus servidores e colaboradores. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário desenvolvido pelo Centre for Public Sector Innovation – CPSI (2008) e adaptado para a realidade brasileira. Assim, foi possível verificar, por meio da média, que o nível de tendência à inovação na unidade investigada corresponde a 37,04 pontos, classificando-a como “situacionalmente inovadora”, ou seja, verificam-se ações e pensamentos inovadores na instituição. Porém, devido ao fato de a média estar muito próxima do nível anterior, que classifica as organizações como tendentes a serem “preguiçosas”, verificou-se que tal instituição não está orientada para inovação, a qual acaba acontecendo ao acaso; isto é, nem todos os procedimentos estão voltados para estimular e promover a criatividade, tampouco apresenta-se uma cultura altamente inovadora institucionalizada por toda a organização. |
Resumo (segunda língua): | The present work aims to evaluate the tendency towards innovation in the administrative scope of the rectory of a public institution of higher education, based on the perception of its servants and collaborators. Data collection was carried out using a questionnaire developed by the Center for Public Sector Innovation – CPSI (2008) and adapted for the Brazilian reality. Thus, it was possible to verify, through the average, that the level of tendency towards innovation in the investigated unit corresponds to 37.04 points, classifying it as “situationally innovative”, that is, there are innovative actions and thoughts in the institution. However, due to the fact that the average is very close to the previous level, which classifies organizations as tending to be “lazy”, it was found that such an institution is not oriented towards innovation, which ends up happening by chance; that is, not all procedures are aimed at stimulating and promoting creativity, nor is there a highly innovative culture institutionalized throughout the organization. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1766 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer |
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