Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/177
Título: | Proposta de nova experimentação para o ensino de eletroquímica Revista Scientia Plena |
Título(s) alternativo(s): | Proposal of new experimentation for the teaching of electrochemistry |
Autor(es): | Santos, Ewerton Santos, Gabriela Ferreira dos Silva, V. M. Melo, Rosanne Pinto de Albuquerque Lopes, Francisco Luiz Gumes |
Palavras-chave: | Química; Eletroquímica; Metodologia da pesquisa; Educação; Ensino-aprendizagem; Chemistry; Electrochemistry; Research methodology; Education |
Data do documento: | Mai-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Associação Sergipana de Ciência |
Citação: | SANTOS, Ewerton [et al.] Proposta de nova experimentação para o ensino de eletroquímica. Revista Scientia Plena, São Cristóvão, v. 9, n. 5, 2013. |
Resumo: | O ensino de ciências exige extrema medida de abstração e sua interação com o meio científico dá-se de forma gradual. Objetivou-se proporcionar estímulo ao estudo e compreensão do conteúdo de eletroquímica focando a utilização de discussões de textos, recursos áudio visuais e experimentação, buscando demonstrar que as aulas dinamizadas são mais eficientes e mais dinâmicas que as aulas ditas tradicionais. Esta proposta de ensino apresentou uma metodologia atraente e eficaz, proporcionando o interesse e motivação nos discentes, harmonizando tanto o aluno quanto o professor a alcançar os objetivos de ambas as partes, evitando a exaustão e monotonia que conduzem a um baixo desempenho. Concluiu-se que os discentes participantes deste projeto obtiveram excelente desempenho na I Mostra Científica organizada na escola participante, demonstrando empenho, dedicação e conhecimento do conteúdo, além de estimular e despertar a curiosidade dos estudantes participantes do evento motivando-os a participarem do projeto. |
Resumo (segunda língua): | The teaching of science requires an extreme measure of abstraction and its interaction with the scientific environment is gradual. The objective was to provide stimulus to the study and understanding of the electrochemical content focusing on the use of text discussions, audio visual resources and experimentation, trying to demonstrate that the dynamized classes are more efficient and more dynamic than the said classes traditional. This teaching proposal presented an attractive and effective methodology, providing the interest and motivation in the students, harmonizing both the student and the teacher to achieve the objectives of both parties, avoiding the exhaustion and monotony that lead to a low performance. It was concluded that the students participating in this project obtained excellent performance at the I Scientific Show organized at the participating school, demonstrating commitment, dedication and knowledge of the content, in addition to stimulating and arousing the curiosity of the students participating in the event, motivating them to participate in the project. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/177 |
ISSN: | 1808-2793 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de nova experimentação.pdf | 883,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.