Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/177
Título: Proposta de nova experimentação para o ensino de eletroquímica
Revista Scientia Plena
Título(s) alternativo(s): Proposal of new experimentation for the teaching of electrochemistry
Autor(es): Santos, Ewerton
Santos, Gabriela Ferreira dos
Silva, V. M.
Melo, Rosanne Pinto de Albuquerque
Lopes, Francisco Luiz Gumes
Palavras-chave: Química; Eletroquímica; Metodologia da pesquisa; Educação; Ensino-aprendizagem; Chemistry; Electrochemistry; Research methodology; Education
Data do documento: Mai-2013
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Associação Sergipana de Ciência
Citação: SANTOS, Ewerton [et al.] Proposta de nova experimentação para o ensino de eletroquímica. Revista Scientia Plena, São Cristóvão, v. 9, n. 5, 2013.
Resumo: O ensino de ciências exige extrema medida de abstração e sua interação com o meio científico dá-se de forma gradual. Objetivou-se proporcionar estímulo ao estudo e compreensão do conteúdo de eletroquímica focando a utilização de discussões de textos, recursos áudio visuais e experimentação, buscando demonstrar que as aulas dinamizadas são mais eficientes e mais dinâmicas que as aulas ditas tradicionais. Esta proposta de ensino apresentou uma metodologia atraente e eficaz, proporcionando o interesse e motivação nos discentes, harmonizando tanto o aluno quanto o professor a alcançar os objetivos de ambas as partes, evitando a exaustão e monotonia que conduzem a um baixo desempenho. Concluiu-se que os discentes participantes deste projeto obtiveram excelente desempenho na I Mostra Científica organizada na escola participante, demonstrando empenho, dedicação e conhecimento do conteúdo, além de estimular e despertar a curiosidade dos estudantes participantes do evento motivando-os a participarem do projeto.
Resumo (segunda língua): The teaching of science requires an extreme measure of abstraction and its interaction with the scientific environment is gradual. The objective was to provide stimulus to the study and understanding of the electrochemical content focusing on the use of text discussions, audio visual resources and experimentation, trying to demonstrate that the dynamized classes are more efficient and more dynamic than the said classes traditional. This teaching proposal presented an attractive and effective methodology, providing the interest and motivation in the students, harmonizing both the student and the teacher to achieve the objectives of both parties, avoiding the exhaustion and monotony that lead to a low performance. It was concluded that the students participating in this project obtained excellent performance at the I Scientific Show organized at the participating school, demonstrating commitment, dedication and knowledge of the content, in addition to stimulating and arousing the curiosity of the students participating in the event, motivating them to participate in the project.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/177
ISSN: 1808-2793
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de nova experimentação.pdf883,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.