Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.otherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-31T12:58:08Z-
dc.date.available2023-05-31T12:58:08Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.citationMelo, Caroline Oliveira.; Luft, Maria Conceição Melo Silva.; Rocha, Ronalty Oliveira. Influencing elements of technological adoption: Case study about management in an educational institution. Contextus - Revista contemporânea de economia e gestão, [s. l.], v. 19, n. 9, p. 124-145, 03 maio. 2021. Doi: https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61445. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5707/570765171010/html/. Acesso em: 29 maio. 2023pt_BR
dc.identifier.issn1678-2089-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1772-
dc.description.abstractThis study sought to analyze, from the point of view of educational managers, and based on the TOE framework, the determinants, boosters, and creators of barriers to the adoption and implementation of information and communication technologies within an educational institution. A qualitative, descriptive, and exploratory study was conducted, adopting the single case study as the research strategy. The data were collected through interviews, documentary research, and direct observations, later submitted to content analysis. Considering the TOE framework, the results demonstrate that the main determinants of technological adoption are linked to the environmental context; that the boosting elements are arranged in the organizational context; and that the elements that create barriers involve the organizational and environmental contextspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherContextus Revista contemporânea de economia e gestãoen
dc.relation.ispartofseries9;-
dc.subjectinformation and communication technologyen
dc.subjecttechnological adoptionen
dc.subjecteducational managementen
dc.subjectTOE frameworken
dc.subjectcase studyen
dc.subjecttecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectadoção tecnológicapt_BR
dc.subjectgestão educacionalpt_BR
dc.subjectmodelo TOEpt_BR
dc.subjectestudo de casopt_BR
dc.titleInfluencing elements of technological adoption: Case study about management in an educational institutionen
dc.title.alternativeElementos influenciadores da adoção tecnológica: Estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensinopt_BR
dc.typeArticleen
dc.audience.educationLeveldoutoradopt_BR
dc.contributor.authorMelo, Caroline Oliveira-
dc.contributor.authorLuft, Maria Conceição Melo Silva-
dc.contributor.authorRocha, Ronalty Oliveira-
dc.description.abstract2Esse estudo buscou analisar, sob o ponto de vista dos gestores educacionais, e tendo como base o framework TOE, os fatores determinantes, impulsionadores e criadores de barreiras à adoção e implementação de tecnologias da informação e comunicação no âmbito de uma instituição de ensino. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados em entrevistas, pesquisa documental e observações diretas, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Considerando o framework TOE, os resultados demonstram que os principais determinantes à adoção tecnológica estão vinculados ao contexto ambiental; que os elementos impulsionadores estão dispostos no contexto organizacional; e que os elementos criadores de barreira envolvem os contextos organizacional e ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influencingelementsoftechnologicaladoption.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.