Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/178
Título: Grupo espírita Irmão Fêgo: pionerismo no desenvolvimento da educação infantil e espírita em Sergipe
Título(s) alternativo(s): Spiritist Group Brother Fêgo: pioneering in the development of spiritist education in Sergipe
Autor(es): Souza, Salim Silva
Ferro, Marcos Batinga
Palavras-chave: Educação infantil; Educação espírita; História da educação; Instituição espírita; Grupo Espírita Irmão Fêgo; Educação; Child education; Education; Spiritist education
Data do documento: Nov-2013
Citação: SOUZA, Salim Silva, FERRO, Marcos Batinga. Grupo Espírita Irmão Fêgo: pionerismo no desenvolvimento da educação infantil espírita em Sergipe. In: Mostra de Iniciação Científica, 6, Aracaju, 2013. Anais eletrônicos... Aracaju, Faculdade São Luís de França, nov., 2013
Resumo: Este artigo é uma contribuição aos estudos da História da Educação infantil em Sergipe, tendo como pauta a implantação do primeiro Centro espírita do Estado, o Grupo Espírita Irmão Fêgo, que propagou a doutrina kartecista, bem como se dedicou ao ensino de crianças em condição de pobreza e sem recursos necessários para viver. A pesquisa enfatiza aspectos da história desta instituição e sua contribuição para a educação, e toma como fundamentação teórica as pesquisas produzidas por pesquisadores tais como Incontri e Bigueto (2004), Oliveira (2011), Pires (2008), entre outros. A metodologia aplicada para execução desta analise se deu por meio de levantamento bibliográfico, e entrevistas realizadas na instituição espírita. Espera-se com este trabalho mostrar a importância desta no processo de desenvolvimento socioeducativo de sua comunidade.
Resumo (segunda língua): This article is a contribution to the study of History of Early Childhood Education in Sergipe, taking as guides the deployment of the first Center State Spiritualist, the Spiritist Group F ê go Brother, who propagated the doctrine kartecista and devoted himself to teaching children in condition poverty and without resources to live. The research emphasizes aspects of the history of this institution and its contribution to education, and takes as theoretical research produced by researchers such as Incontri and Bigueto (2004), Oliveira (2011), Pires (2008), among others. The methodology used to perform this analysis was done through a literature review and interviews conducted in the institution spiritualist. It is hoped that this work show the importance of the process of socio-educational community
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/178
ISSN: 2176-6401
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Salim Irmão Fego revisado.pdf174,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.