Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1785
Título: Trabalho e educação profissional e tecnológica: entrelaçamentos de saberes por meio da estratégia rodas de leitura
Título(s) alternativo(s): Work and professional and technological education: intertwining knowledge through the reading circles strategy
Autor(es): Santos, Elza Ferreira
Santos, Ieda Fraga
Fonseca, Cristiane Mirtes da
Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Formação de leitores; Rodas de Leitura; Trabalho; Integrated Curriculum; Professional and Technological Education; Readers Formation; Readers Circle; Work
Data do documento: 26-Out-2020
Editor: Revista educação e linguagem
Citação: SANTOS, Elza Ferreira; SANTOS, Ieda Fraga; Fonseca, Cristiane Mirtes da. Trabalho e educação profissional e tecnológica: entrelaçamentos de saberes por meio da estratégia rodas de leitura. Revista da Informação, Campo Mourão, v. 8, n. 15, p. 121-137, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6549. Acesso em: 5 Julh. 2019
Resumo: Esta pesquisa resultou de estudos sobre Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica e formação de leitores que culminou na realização de rodas de leitura das quais participaram alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no Campus Aracaju. A pesquisa concretizou-se dentro de uma abordagem qualitativa: uma pesquisa participante na qual as rodas de leitura contaram com alunos, professores e pesquisadoras participando ativamente do ato de ler e de interpretar. Os objetivos foram construir uma prática de leitura que amalgamasse o valor do trabalho como formação humana; criar estratégias paracontribuir com a formação de leitores críticosepossibilitar a integração dos saberes das disciplinas básicas e das técnicas que compõem os cursos do Ensino Médio Integrado do IFS. Entre as rodas de leitura,destacou-se, nesse artigo, a que tratou do livro A Guerra não tem rosto de mulher,de Svetlana Alexijevich. A pesquisa mostrou que é possível através da leitura e da interpretação de texto, realizadas coletivamente, aproximar os saberes das disciplinas básicas e das técnicas e, assim, constituir-se com uma prática integradora.
Resumo (segunda língua): This researchis a result of studies about work, technological and professionaleducationand formation of readers that culminated in circle of reading that counted with theparticipation of students and professors of the federal institute of Sergipe (IFS), in the Aracaju campus.The research finalized in a qualitative approach: a participatory research in which the reading circle ofstudents, professors and researchers participating actively of the act of readand interpretation.the goals was to construct a practice of reading that fuse the valor of work as human formation;create strategies to contribute with the formation of critical readers;and posibilitate the integrationof knowledge of the basic disciplines and techniques that compound thehigh school courses integratedsof IFS.Between the circles of reading, we destaque in this article, the treated about the book:“A Guerra não tem rostode mulher”, bySvetlana Alexijevich (The war do not has a womanface).The research shows up that is possible through out reading and text interpretation, realized collectively, bringknowledge closer of the basic disciplines and techniques, thus, constitute a practice of integration
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1785
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho e educação profissional.pdf321,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.