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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T00:47:28Z-
dc.date.available2023-07-18T00:47:28Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.identifier.citationCHAGAS, Iselma dos Santos. Aula de campo como instrumento de educação ambiental nas aulas de biologia EPT: uma experiência no IFS/Campus São Cristovão . 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação profissional e tecnológica - ProfEPT) Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1789-
dc.description.abstractFaz-se importante em âmbito educacional, principalmente, no EMI (Ensino Médio Integrado) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a inserção de práticas educativas integradoras que contemplem a Educação Ambiental (EA) para a formação socioambiental dos estudantes. Na disciplina Biologia, por exemplo, aulas de campo podem ser uma estratégia de ensino adotada por docentes, sempre que possível, por possibilitar aulas atrativas e motivacionais aos alunos. O presente estudo teve por objetivo geral contribuir na formação socioambiental dos estudantes do curso Técnico de nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária do IFS/Campus São Cristóvão-SE através da aplicação de uma SD abordando a EA a partir do bioma Mata Atlântica. Participaram da pesquisa estudantes do 3ºA do presente curso e docentes da disciplina Biologia. Desse modo, aplicou-se a SD nas aulas de Biologia, entre o mês de novembro e dezembro de 2022 o que resultou no Produto Educacional (PE) deste estudo, intitulado, “Guia Didático: Uma proposta de ensino para aulas de EA na EPT”. A pesquisa é de abordagem qualitativa e fez-se uso de diversos instrumentos de coleta tais como: pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, registros fotográficos e questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Logo, as informações foram organizadas em categorias temáticas e unidades de contexto e assim interpretadas. Por esse estudo constatou-se que aulas de campo se configuram como potencial recurso pedagógico no ensino da EA nas aulas de Biologia no EMI, pois experiências educativas ao ar livre permitem aos aprendizes se conectarem com a natureza, refletirem sobre a importância dos recursos naturais, assim como os impactos ambientais decorrentes da ação humana sobre o meio ambiente e suas relações de trabalho, favorecendo a promoção de processos educacionais sustentáveis. No entanto, embora a proposta pedagógica do presente curso técnico tenha como eixo tecnológico, os recursos naturais, o currículo ainda estar centrado na formação dos estudantes para o mundo do trabalho. Ademais, ambos os participantes avaliaram positivamente o material educativo produzido para este estudo. Por fim, esta investigação é relevante por discutir a importância da EA no EMI nos cursos da EPT a partir de aulas práticas em ambientes naturais, assim como possíveis estudos posteriores a ser realizados no Campus São Cristóvão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Aracajupt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMata Atlânticapt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectAtlantic Forestpt_BR
dc.subjectTeaching Resourcespt_BR
dc.subjectIntegrated Secondary Educationpt_BR
dc.titleAula de campo como instrumento de educação ambiental nas aulas de biologia EPT: uma experiência no IFS/Campus São Cristovãopt_BR
dc.title.alternativeField class as an environmental education tool in EPT biology classes: an experience at IFS/Campus São Cristovãopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.authorChagas, Iselma dos Santos-
dc.description.abstract2Faz-se importante em âmbito educacional, principalmente, no EMI (Ensino Médio Integrado) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a inserção de práticas educativas integradoras que contemplem a Educação Ambiental (EA) para a formação socioambiental dos estudantes. Na disciplina Biologia, por exemplo, aulas de campo podem ser uma estratégia de ensino adotada por docentes, sempre que possível, por possibilitar aulas atrativas e motivacionais aos alunos. O presente estudo teve por objetivo geral contribuir na formação socioambiental dos estudantes do curso Técnico de nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária do IFS/Campus São Cristóvão-SE através da aplicação de uma SD abordando a EA a partir do bioma Mata Atlântica. Participaram da pesquisa estudantes do 3ºA do presente curso e docentes da disciplina Biologia. Desse modo, aplicou-se a SD nas aulas de Biologia, entre o mês de novembro e dezembro de 2022 o que resultou no Produto Educacional (PE) deste estudo, intitulado, “Guia Didático: Uma proposta de ensino para aulas de EA na EPT”. A pesquisa é de abordagem qualitativa e fez-se uso de diversos instrumentos de coleta tais como: pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, registros fotográficos e questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Logo, as informações foram organizadas em categorias temáticas e unidades de contexto e assim interpretadas. Por esse estudo constatou-se que aulas de campo se configuram como potencial recurso pedagógico no ensino da EA nas aulas de Biologia no EMI, pois experiências educativas ao ar livre permitem aos aprendizes se conectarem com a natureza, refletirem sobre a importância dos recursos naturais, assim como os impactos ambientais decorrentes da ação humana sobre o meio ambiente e suas relações de trabalho, favorecendo a promoção de processos educacionais sustentáveis. No entanto, embora a proposta pedagógica do presente curso técnico tenha como eixo tecnológico, os recursos naturais, o currículo ainda estar centrado na formação dos estudantes para o mundo do trabalho. Ademais, ambos os participantes avaliaram positivamente o material educativo produzido para este estudo. Por fim, esta investigação é relevante por discutir a importância da EA no EMI nos cursos da EPT a partir de aulas práticas em ambientes naturais, assim como possíveis estudos posteriores a ser realizados no Campus São Cristóvão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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