Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T00:47:28Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18T00:47:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Iselma dos Santos. Aula de campo como instrumento de educação ambiental nas aulas de biologia EPT: uma experiência no IFS/Campus São Cristovão . 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação profissional e tecnológica - ProfEPT) Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1789 | - |
dc.description.abstract | Faz-se importante em âmbito educacional, principalmente, no EMI (Ensino Médio Integrado) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a inserção de práticas educativas integradoras que contemplem a Educação Ambiental (EA) para a formação socioambiental dos estudantes. Na disciplina Biologia, por exemplo, aulas de campo podem ser uma estratégia de ensino adotada por docentes, sempre que possível, por possibilitar aulas atrativas e motivacionais aos alunos. O presente estudo teve por objetivo geral contribuir na formação socioambiental dos estudantes do curso Técnico de nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária do IFS/Campus São Cristóvão-SE através da aplicação de uma SD abordando a EA a partir do bioma Mata Atlântica. Participaram da pesquisa estudantes do 3ºA do presente curso e docentes da disciplina Biologia. Desse modo, aplicou-se a SD nas aulas de Biologia, entre o mês de novembro e dezembro de 2022 o que resultou no Produto Educacional (PE) deste estudo, intitulado, “Guia Didático: Uma proposta de ensino para aulas de EA na EPT”. A pesquisa é de abordagem qualitativa e fez-se uso de diversos instrumentos de coleta tais como: pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, registros fotográficos e questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Logo, as informações foram organizadas em categorias temáticas e unidades de contexto e assim interpretadas. Por esse estudo constatou-se que aulas de campo se configuram como potencial recurso pedagógico no ensino da EA nas aulas de Biologia no EMI, pois experiências educativas ao ar livre permitem aos aprendizes se conectarem com a natureza, refletirem sobre a importância dos recursos naturais, assim como os impactos ambientais decorrentes da ação humana sobre o meio ambiente e suas relações de trabalho, favorecendo a promoção de processos educacionais sustentáveis. No entanto, embora a proposta pedagógica do presente curso técnico tenha como eixo tecnológico, os recursos naturais, o currículo ainda estar centrado na formação dos estudantes para o mundo do trabalho. Ademais, ambos os participantes avaliaram positivamente o material educativo produzido para este estudo. Por fim, esta investigação é relevante por discutir a importância da EA no EMI nos cursos da EPT a partir de aulas práticas em ambientes naturais, assim como possíveis estudos posteriores a ser realizados no Campus São Cristóvão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.publisher | Campus Aracaju | pt_BR |
dc.publisher | Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Mata Atlântica | pt_BR |
dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Atlantic Forest | pt_BR |
dc.subject | Teaching Resources | pt_BR |
dc.subject | Integrated Secondary Education | pt_BR |
dc.title | Aula de campo como instrumento de educação ambiental nas aulas de biologia EPT: uma experiência no IFS/Campus São Cristovão | pt_BR |
dc.title.alternative | Field class as an environmental education tool in EPT biology classes: an experience at IFS/Campus São Cristovão | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.author | Chagas, Iselma dos Santos | - |
dc.description.abstract2 | Faz-se importante em âmbito educacional, principalmente, no EMI (Ensino Médio Integrado) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a inserção de práticas educativas integradoras que contemplem a Educação Ambiental (EA) para a formação socioambiental dos estudantes. Na disciplina Biologia, por exemplo, aulas de campo podem ser uma estratégia de ensino adotada por docentes, sempre que possível, por possibilitar aulas atrativas e motivacionais aos alunos. O presente estudo teve por objetivo geral contribuir na formação socioambiental dos estudantes do curso Técnico de nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária do IFS/Campus São Cristóvão-SE através da aplicação de uma SD abordando a EA a partir do bioma Mata Atlântica. Participaram da pesquisa estudantes do 3ºA do presente curso e docentes da disciplina Biologia. Desse modo, aplicou-se a SD nas aulas de Biologia, entre o mês de novembro e dezembro de 2022 o que resultou no Produto Educacional (PE) deste estudo, intitulado, “Guia Didático: Uma proposta de ensino para aulas de EA na EPT”. A pesquisa é de abordagem qualitativa e fez-se uso de diversos instrumentos de coleta tais como: pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, registros fotográficos e questionários semiestruturados. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Logo, as informações foram organizadas em categorias temáticas e unidades de contexto e assim interpretadas. Por esse estudo constatou-se que aulas de campo se configuram como potencial recurso pedagógico no ensino da EA nas aulas de Biologia no EMI, pois experiências educativas ao ar livre permitem aos aprendizes se conectarem com a natureza, refletirem sobre a importância dos recursos naturais, assim como os impactos ambientais decorrentes da ação humana sobre o meio ambiente e suas relações de trabalho, favorecendo a promoção de processos educacionais sustentáveis. No entanto, embora a proposta pedagógica do presente curso técnico tenha como eixo tecnológico, os recursos naturais, o currículo ainda estar centrado na formação dos estudantes para o mundo do trabalho. Ademais, ambos os participantes avaliaram positivamente o material educativo produzido para este estudo. Por fim, esta investigação é relevante por discutir a importância da EA no EMI nos cursos da EPT a partir de aulas práticas em ambientes naturais, assim como possíveis estudos posteriores a ser realizados no Campus São Cristóvão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aula de campo como instrumento de educação ambiental.pdf | Dissertação | 5,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Guia didático_produto educacional.pdf | Produto | 20,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.