Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-31T13:51:28Z-
dc.date.available2023-07-31T13:51:28Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationCampos, Rafaely Karolynne do Nascimento. “Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas. Revista Educação, ciência e cultura, Canoas, v. 27, n.1, p. 1-11, 30 mar. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i1.8609. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8609. Acesso em 27 Jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2236-6377-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1797-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é problematizar questões referentes ao papel do pesquisador nas relações que estabelece ao desenvolver uma pesquisa etnográfica com crianças pequenas. A partir das análises das notas do diário de campo, buscamos discutir questões concernentes às relações entre o pesquisador e os sujeitos no contexto das pesquisas desenvolvidas, problematizando o conceito de “adulto atípico” (CORSARO, 2011) e suas interfaces com as possiblidades de aproximações com as crianças. Os dados nos permitem afirmar que, na pesquisa com crianças, é preciso assumir o papel de um adulto distinto dos adultos pertencentes ao contexto, tendo o cuidado em não assumirmos comportamentos de criança, nem adotarmos o comportamento típico dos adultos que se relacionam com as crianças no cotidiano. Portanto, se faz necessário adotar o papel específico de pesquisador, papel esse que se constrói nas relações e interações estabelecidas em constante diálogo com as crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação, Ciência e Cultura.pt_BR
dc.relation.ispartofseries02;-
dc.subjectadulto atípicopt_BR
dc.subjectpapel do pesquisadorpt_BR
dc.subjectpesquisa com criançaspt_BR
dc.subjectpesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectatypical adultpt_BR
dc.subjectrole of the researcherpt_BR
dc.subjectresearch with childrenpt_BR
dc.subjectethnographic researchpt_BR
dc.title“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenaspt_BR
dc.title.alternativeYou are the new student”: The atypical adult in the ethnographic research with young childrenpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.audience.educationLeveldoutoradopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Rafaely Karolynne do Nascimento-
dc.description.abstract2The objective of this article is to problematize issues about the role of the researcher in the relation that are established when developing an ethnographic research with young children. From the analysis of the notes of the fi eld diary, we seek to discuss issues concerning to the relations between researcher and subjects in the context of the research developed, problematizing the concept of “atypical adult” (CORSARO, 2011) and its interfaces with the possibilities of approximations with the children. the data allows us to affi rm that, in the researcher with children, it is necessary to assume the role of an adult that is distinct from other adults belonging to the context, being careful not to assume child behavior, nor do we adopt the typical behavior of adults who relate to children in everyday life. therefore, it is necessary to adopt the specifi c role of researcher, what is built in the relationships and interactions established in constant dialogue with childrenpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.