Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1797
Título: | “Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
Título(s) alternativo(s): | You are the new student”: The atypical adult in the ethnographic research with young children |
Autor(es): | Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento |
Palavras-chave: | adulto atípico; papel do pesquisador; pesquisa com crianças; pesquisa etnográfica; atypical adult; role of the researcher; research with children; ethnographic research |
Data do documento: | 30-Mar-2022 |
Editor: | Revista Educação, Ciência e Cultura. |
Citação: | Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento. “Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas. Revista Educação, ciência e cultura, Canoas, v. 27, n.1, p. 1-11, 30 mar. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i1.8609. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8609. Acesso em 27 Jul. 2023. |
Série/Relatório no.: | 02; |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar questões referentes ao papel do pesquisador nas relações que estabelece ao desenvolver uma pesquisa etnográfica com crianças pequenas. A partir das análises das notas do diário de campo, buscamos discutir questões concernentes às relações entre o pesquisador e os sujeitos no contexto das pesquisas desenvolvidas, problematizando o conceito de “adulto atípico” (CORSARO, 2011) e suas interfaces com as possiblidades de aproximações com as crianças. Os dados nos permitem afirmar que, na pesquisa com crianças, é preciso assumir o papel de um adulto distinto dos adultos pertencentes ao contexto, tendo o cuidado em não assumirmos comportamentos de criança, nem adotarmos o comportamento típico dos adultos que se relacionam com as crianças no cotidiano. Portanto, se faz necessário adotar o papel específico de pesquisador, papel esse que se constrói nas relações e interações estabelecidas em constante diálogo com as crianças. |
Resumo (segunda língua): | The objective of this article is to problematize issues about the role of the researcher in the relation that are established when developing an ethnographic research with young children. From the analysis of the notes of the fi eld diary, we seek to discuss issues concerning to the relations between researcher and subjects in the context of the research developed, problematizing the concept of “atypical adult” (CORSARO, 2011) and its interfaces with the possibilities of approximations with the children. the data allows us to affi rm that, in the researcher with children, it is necessary to assume the role of an adult that is distinct from other adults belonging to the context, being careful not to assume child behavior, nor do we adopt the typical behavior of adults who relate to children in everyday life. therefore, it is necessary to adopt the specifi c role of researcher, what is built in the relationships and interactions established in constant dialogue with children |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1797 |
ISSN: | 2236-6377 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.