Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1798
Título: | Um diálogo com a sociologia da infância a partir da reprodução interpretativa e culturas de pares nas brincadeiras de crianças |
Título(s) alternativo(s): | A dialogue with the sociology of childhood based on interpretive reproduction and peer cultures in children's play |
Autor(es): | Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento Ramos, Tacyana Karla Gomes |
Palavras-chave: | brincadeiras; culturas de pares; reprodução interpretativa; sociologia da infância; children's play cultures of peers; interpretive reproduction; sociology of childhood.; cultures of peers; interpretive reproduction; sociology of childhood |
Data do documento: | 12-Abr-2022 |
Editor: | Revistas Humanidades e Inovação |
Citação: | Campo, Rafaely Karolynne do Nascimento; Ramos, Tacyana Karla Gomes. Crianças bem pequenas e relações de amizades em situações de brincadeiras na educação infantil. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 68, p. 224-238. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/704. Acesso em 28 Jul. 2023. |
Série/Relatório no.: | 8; |
Resumo: | O presente estudo busca analisar as relações entre a Reprodução Interpretativa e a Cultura de Pares presentes nas interações entre crianças que brincam no cotidiano da Educação Infantil sem a interferência do adulto. A pesquisa apoia-se no campo da Sociologia da infância, introduzindo a concepção de criança como ser social pleno, dotado de capacidade de ação e a infância como um grupo social culturalmente ativo e criativo (SIROTA, 2001; CORSARO, 2009, 2011; SARMENTO, 2003) e toma a brincadeira como prática social e cultural construída nas e pelas interações entre as crianças em articulação com o contexto sociocultural em que estão inseridas (BORBA, 2005). A opção metodológica adotada é de cunho qualitativo, configurada na perspectiva etnográfica com crianças. Os dados foram produzidos com o uso de video gravações e descritos em episódios de brincadeira de um grupo de 25 crianças com idade de três anos, de ambos os sexos, em uma instituição de educação infantil da cidade de Aracaju/SE. Os dados revelam o modo como as crianças produzem coletivamente uma rotina na qual compartilham a acumulação de tensão, a excitação da ameaça, o alívio e a alegria da fuga, enfrentando o perigo e o medo, inserindo emoções e sentimentos em suas rotinas de pares, as quais elas produzem e controlam, evidenciando que as rotinas de brincadeiras são elementos constituintes das culturas de pares e que estas são produzidas pelas crianças e compartilhadas na interação com companheiros de idade por meio da reelaboração ativa e inventiva do contexto sociocultural das quais participam ativamente. |
Resumo (segunda língua): | The purpose of this study is to analyze the relationships between the Interpretive Reproduction and the Culture of Peers in the interactions among children who play in the daily life of Early Childhood Education, without adult interference. This research is based on the Sociology of Childhood, introducing the children as full social beings, capable for action, and childhood as a culturally active and creative social group (SIROTA, 2001; CORSARO, 2009, 2011; SARMENTO, 2003). It considers children's play as a social and cultural practice built in and through the interactions among children in articulation with the sociocultural context in which they are inserted (BORBA, 2005). This is a qualitative research based on an ethnographic perspective with children. The data were collected with video recordings and described in playful episodes of a group of 25 three year-olds’ children of both genders in a kindergarten school in the city of Aracaju, SE, Brazil. Our results reveal how children collectively produce a routine in which they share moments of tension, excitement of threat, relief and joy of escape, facing danger and fear, inserting emotions and feelings into their routines of peers, which they produce and control, evidencing that the play routines are elements that constitute the Cultures of Peers. Those routines are produced by the children and shared though their interaction with same-aged partners by the active and inventive (re)elaboration of the sociocultural environments of which they actively participate. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1798 |
ISSN: | 2358-8322 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um diálogo com a sociologia da infância a partir da reprodução interpretativa e culturas de pares nas brincadeiras de crianças.pdf | 309,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.