Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Flávia Dantas-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T15:23:39Z-
dc.date.available2023-08-01T15:23:39Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationEVANGELINO, Tâmara Santos, MOREIRA, Flávia Dantas. A educação ambiental no novo ensino médio sergipano. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação tecnológica em Saneamento ambiental) - Instituto Federal de Sergipe - IFS, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1800-
dc.description.abstractA educação e o saneamento ambiental são dois pilares essenciais para a preservação do meio ambiente. Enquanto a educação ambiental promove a sensibilização, a mudança de hábitos e auxilia na promoção e na compreensão dos problemas socioambientais em suas múltiplas dimensões, o saneamento ambiental assegura condições adequadas de higiene e de saúde pública. Juntos, eles contribuem para a construção de um futuro sustentável e para a qualidade de vida da sociedade. Neste contexto, o presente artigo analisou a presença da educação ambiental nas diferentes áreas do conhecimento do novo currículo do ensino médio em Sergipe, implementado a partir de 2021 nas escolas públicas estaduais. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo explicativa, utilizando o estudo bibliográfico como recurso para levantamento das informações sobre a temática da educação e educação ambiental e saneamento ambiental; análise documental do Currículo do Novo Ensino Médio; e interpretação dos resultados. A pesquisa revelou que a educação ambiental e o saneamento ambiental são abordados nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como nas ciências humanas e sociais aplicadas. No entanto, constatou-se uma abordagem superficial da educação ambiental nas áreas de linguagens e suas tecnologias, bem como matemática e suas tecnologias. Portanto, é necessário investir de forma mais ampla e abrangente na educação ambiental, tanto em termos de abordagem interdisciplinar no currículo quanto na formação dos professores fomentando uma educação ambiental mais efetiva, contribuindo para a formação de estudantes sensibilizados e comprometidos com a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFS - Instituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectSensibilização ambientalpt_BR
dc.subjectSaneamento ambientalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenessen
dc.subjectEnvironmental sanitationen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleA educação ambiental no novo ensino médio sergipanopt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in the new high school in Sergipeen
dc.typeArticleen
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorEvangelino, Tâmara Santos-
dc.contributor.authorMoreira, Flávia Dantas-
dc.description.abstract2Environmental education and environmental sanitation are two essential pillars for the preservation of the environment. While environmental education promotes awareness, habit change, and helps in the understanding and addressing of socio-environmental problems in their multiple dimensions, environmental sanitation ensures adequate conditions of hygiene and public health. Together, they contribute to the construction of a sustainable future and the quality of life of society. In this context, this article analyzed the presence of environmental education in the different knowledge areas of the new high school curriculum implemented in Sergipe, starting in 2022, in public state schools. The adopted methodology was based on a qualitative and explanatory approach, using bibliographic research as a resource to gather information on the theme of education and environmental education, document analysis of the New High School Curriculum, and interpretation of the results. The research revealed that environmental education and environmental sanitation are addressed in the areas of natural sciences and their technologies, as well as in the humanities and applied social sciences. However, a superficial approach to environmental education was observed in the areas of languages and their technologies, as well as mathematics and its technologies. Therefore, it is necessary to invest more broadly and comprehensively in environmental education, both in terms of interdisciplinary approaches in the curriculum and in teacher training, fostering a more effective environmental education that contributes to the formation of environmentally aware and committed students, dedicated to the preservation of the environment and the construction of a sustainable future.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Saneamento Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação ambiental no novo ensino médio.pdf305,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.