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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuedes, Emiliana Souza Rezende-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T18:29:05Z-
dc.date.available2023-09-28T18:29:05Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.citationFERREIRA, Leandro de Assis. Recuperação do pavimento asfáltico: estudo de caso da BR 101 em Sergipe. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1821-
dc.description.abstractO Brasil por ser um país de dimensões continentais, tem em suas rodovias a responsabilidade de ser o principal meio de circulação e mobilidade de mercadorias e veículos, e dos usuários em geral; por ser o principal modal de transporte utilizado, possui alto investimento para o provimento da qualidade e manutenção das suas malhas viárias. As condições da maioria das rodovias são precárias com relação a qualidade da pista de tráfego, conforto e segurança. A má conservação das estradas pode ocasionar acidentes, retardar o fluxo de transporte da cadeia produtiva de diversos produtos que movimentam a economia, e por ocasião de impossibilidade de uso pode converte-se em obstáculo ao direito de ir e vir do cidadão. Este trabalho tem como objetivo verificar a qualidade do serviço de recomposição asfáltica com utilização de fresagem do pavimento nos trechos da rodovia BR – 101, no KM 91,5 e no KM 81,5 localizados na grande Aracaju, estado de Sergipe, afim de avaliar a curto e médio prazo as condições do rolamento do pavimento asfáltico e verificar a recorrência de problemas de patologia nos trechos analisados. A verificação foi realizada in loco com observação e registro fotográfico com o acompanhamento da equipe de manutenção de rodovia do DNIT. Decorrido o período de 90 dias observou-se a manutenção do rolamento da pista, porém com indícios de desgaste da camada asfáltica dos trechos restaurados. Em conclusão, é necessário que se utilizem novas abordagens na análise dos problemas de patologia e novos métodos para resolver a recorrência dessas patologias superficiais, que torna dificultosa a fluidez nas pistas e comprometem a segurança de todos os usuários.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectRolamentopt_BR
dc.subjectRolamentopt_BR
dc.subjectqualidade do tráfegopt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectAsphalt pavingen
dc.subjectRollingen
dc.subjecttraffic qualityen
dc.subjectSafetyen
dc.titleRecuperação do pavimento asfáltico: estudo de caso da BR 101 em Sergipept_BR
dc.title.alternativeAsphalt pavement recovery: case study of BR 101 in Sergipeen
dc.typeFinal Paperen
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Leandro de Assis-
dc.description.abstract2Brazil, being a country of continental dimensions, has in its highways the responsibility of being the main means of circulation and mobility of goods and vehicles, and of users in general; as it is the main mode of transport used, it has high investment to provide the quality and maintenance of its road networks. The conditions of most highways are precarious in relation to the quality of the traffic lane, comfort and safety. The poor maintenance of roads can cause accidents, delay the transport flow of the production chain of various products that move the economy, and when it is impossible to use it, it can become an obstacle to the citizen's right to come and go. This work aims to verify the quality of the asphalt restoration service using pavement milling in the stretches of the BR - 101 highway, at KM 91.5 and KM 81.5 located in greater Aracaju, Sergipe state, in order to evaluate in the short and medium term the rolling conditions of the asphalt pavement and verify the recurrence of pathological problems in the analyzed stretches. The verification was carried out in loco with observation and photographic record with the follow-up of the DNIT road maintenance team. After a period of 90 days, the maintenance of the runway was observed, but with signs of wear of the asphalt layer of the restored sections. In conclusion, it is necessary to use new approaches in the analysis of pathology problems and new methods to solve the recurrence of these superficial pathologies, which makes fluidity on the slopes difficult and compromises the safety of all users.en
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