Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1836
Título: Turing pai da computação: vítima do preconceito homofóbico
Autor(es): Santos, Maria Jaqueline de Santana
Farias, Mário André de Freitas
Palavras-chave: Educação; Educação científica; Educação juvenil.
Data do documento: 2022
Editor: Editora IFS - EdIFS
Citação: Santos, Maria Jaqueline de Santana; Farias, Mário André de Freita. Turing pai da computação: vítima do preconceito homofóbico. Aracaju: Editora IFS, 2022. E-book. (68 p.). ISBN 978-65-87114-76-7.
Resumo: O avanço tecnológico que presenciamos atualmente, sobretudo na área de Tecnologia e Computação, se deu por conta das ideias de alguns pensadores, um deles, e no qual a história dessa obra se debruça, é Alan Turing, conhecido como o “pai da Computação”, sempre demonstrou aptidão para Matemática e resolução de problemas desde a infância. Para além disso, é necessário considerar o que o pensador sofreu homofobia durante todo o período de suas pesquisas, sendo obrigado a viver às escondidas, em um país onde ser LGBT era considerado crime, assim, esse pode ter sido um fator que o fez recuar em determinados espaços, já que, os próprios autores questionam que ainda é uma questão que gera prejuízos para quem faz parte da comunidade. Ada Lovelace e Dorothy Johnson Vaughan também são mencionadas nessa obra, na intenção de valorizar o espaço das mulheres na área, sobretudo, as mulheres afro-americanas, ao mesmo tempo em que debate sobre o enfrentamento do conservadorismo da sociedade. Boa leitura!
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1836
ISBN: 978-65-87114-76-7
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book TURING.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.