Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1840
Título: | Contribuições das histórias em quadrinhos para o ensino-aprendizado do conteúdo de leis de Newton: uma revisão bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of comic books to the teaching-learning of Newton's laws content: a bibliographic review |
Autor(es): | Gabriel Oliveira, Conceição |
Orientador: | Araújo, Michely Batista Santos Argôlo, Cíntia Teles de |
Palavras-chave: | Históriasem quadrinhos; Leis de Newton; Ensino de física; RevisãoBibliográfica; Comics books; Newton's Laws; Physics teaching; Bibliographic Review |
Data do documento: | 25-Jul-2023 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | CONCEIÇÃO, Gabriel Santos. Contribuições das histórias em quadrinhos para o ensino-aprendizado do conteúdo de leis de Newton: uma revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2023. |
Resumo: | Resumo Este trabalho compreende dados e análises de uma pesquisa realizada mediante uma Revisão Bibliográfica tendo como base trabalhos que tiveram envolvimento com o ensino de Física no 1º ano do ensino médio utilizando histórias em quadrinhos como recurso em aulas com o conteúdo Leis de Newton. Tem-se como objetivo da presente pesquisa investigar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso facilitador para possibilitar aos estudantes a compreensão das Leis de Newton e a sua relação com o cotidiano. Os trabalhos selecionados para análise abrangem uma variedade de fontes, incluindo artigos, dissertação e Trabalho de Conclusão de Curso. Essa seleção abrange um intervalo de tempo específico, compreendido entre os anos de 2012 e 2022. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma análise qualitativa dos dados, devido à escassez de estudos alinhados com os objetivos de pesquisa. Essa análise abordou tanto os aspectos positivos quanto os negativos da aplicação das histórias em quadrinhos. Durante o processo, foram identificadas diversas potencialidades positivas, e verificou-se a eficácia do uso desse recurso em sala de aula, especialmente no que diz respeito à motivação dos alunos e à interação no estudo do conteúdo. |
Resumo (segunda língua): | Abstract This work comprises data and analyses from a research conducted through a Bibliographic Review based on studies that involved the teaching of Physics in the 1st year of high school, using comic books as a resource in classes covering the content of Newton's Laws. The objective of this research is to investigate the potential of comic books as a facilitator to enable students to understand Newton's Laws and their relation to everyday life. The selected works for analysis encompass a variety of sources, including articles and dissertations. This selection covers a specific time interval, from 2012 to 2022. The work was developed through a qualitative analysis of the data, due to the scarcity of studies aligned with the research objectives. This analysis addressed both the positive and negative aspects of the application of comic books. Throughout the process, several positive potentials were identified, and the effectiveness of using this resource in the classroom was verified, especially regarding student motivation and interaction in studying the content. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1840 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GABRIEL.pdf | 7,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.