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dc.contributor.advisorBrito, Marcus Alexandre Noronha de-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-04T16:44:47Z-
dc.date.available2023-12-04T16:44:47Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.identifier.citationSantos, Carlos Moisés de Lima. Canindé de São Francisco/SE: estratégias para implantação do ecoturismo.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1851-
dc.description.abstractThe bearing is a determining element in the structural behavior of the bridge, due to its function and positioning. However, it has a shorter durability when compared to the overall useful life of the structure, making it necessary to resort to inspection and maintenance activities to reduce the chances of replacing the bearings early. Since the presence of anomalies in these devices can interfere with their correct functioning, introducing considerable changes that affect the structure's in-service behavior, and in some cases reduce its operating capacity. In addition, with dynamic bridge loading, vibrations arise, and this constant oscillatory movement can contribute to bearing wear. With this, this work aimed to identify and evaluate the integrity of the support equipment of Ponte da Cachoeira in the municipality of Estância - SE. To achieve this objective, a technical inspection was carried out, in which an Unmanned Aerial Vehicle – UAV and a photographic camera with an optical lens were used to record images of the bearings. In view of the evaluation of the images, it was verified the existence of sixteen simple elastomer bearings, considerable wear of these supports and the presence of anomalies. According to NBR 9452:2019, 19% were classified as in a bad situation and 6% were critical, totaling 25% of the supports inspected, making it necessary to carry out maintenance and monitor the functionality of the devices, considering that the OAE is in operation 65 years old and located on BR-101, one of the most important highways in the country that connects industrial centers, tourist areas and large urban centers in the north-south of Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectAparelho de apoiopt_BR
dc.subjectInspeção técnicapt_BR
dc.subjectIntegridade do aparelho de apoiopt_BR
dc.subjectBridge bearingsen
dc.subjectTechnical inspectionen
dc.subjectBearing integrityen
dc.titleIdentificação e avaliação da integridade dos aparelhos de apoio da Ponte da Cachoeira – Estância/SEpt_BR
dc.title.alternativeIdentification and assessment of the integrity of the support equipment of Ponte da Cachoeira – Estância/SEpt_BR
dc.typeFinal Paperpt_BR
dc.contributor.authorSantana, Nora Nei Jesica Oliveira-
dc.description.abstract2O aparelho de apoio é um elemento determinante no comportamento estrutural da ponte, devido à sua função e posicionamento. Contudo, possui durabilidade menor quando comparados à vida útil global da estrutura, sendo necessário recorrer a atividades de inspeção e manutenção para reduzir as chances de substituição dos aparelhos de apoio precocemente. Visto que, a presença de anomalias nestes dispositivos pode interferir em seu correto funcionamento, introduzindo alterações consideráveis que afetam o comportamento em serviço da estrutura, e em alguns casos reduzem a capacidade de operação. Além disso, com o carregamento dinâmico da ponte, surgem vibrações e esse movimento oscilatório constante pode contribuir para o desgaste dos aparelhos de apoio. Com isso, este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar a integridade dos aparelhos de apoio da Ponte da Cachoeira no município de Estância – SE. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma inspeção técnica, na qual foram utilizados um Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT e uma câmera fotográfica de lente óptica para registro de imagens dos aparelhos. Diante da avaliação das imagens, constatou-se a existência de dezesseis aparelhos de apoio de elastômero simples, desgaste considerável desses apoios e a presença de anomalias. De acordo com a NBR 9452:2019 foram classificados como em situação ruim 19% e crítica 6%, totalizando 25% dos apoios inspecionados, fazendo-se necessário a realização de manutenção e acompanhamento da funcionalidade dos dispositivos, considerando que a OAE está em operação há 65 anos e situada na BR-101, uma das mais relevantes rodovias do país que permite ligação entre polos industriais, zonas turísticas e grandes centros urbanos de nortesul do Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

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