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dc.contributor.advisorSantos, Elza Ferreira-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T14:57:11Z-
dc.date.available2024-01-30T14:57:11Z-
dc.date.issued2019-11-06-
dc.identifier.citationSantos, Ieda Fraga. ESTUDO DE RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: desconstruindo estereótipos para promover a equidade. Orientador: Elza Ferreira Santos. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1861-
dc.description.abstractEste trabalho está vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profis sional e Tecnológica do Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e tem como objetivo d esenvolver um aplicativo mobile (App) para Sistema Operacional Android em forma de ferramenta educacional/tecnológica (jogo educacional), no qual as/os estudantes possam por meio do jogo desconstruir estereótipos de gênero presentes nos contextos científicos e tecnológicos bem como no mundo do trabalho. A s principais categorias que norte aram esta pesquisa foram: educação profissional (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2012); relaç ões de gênero (LOURO, 1997, 2013 ; SCOTT 1995); divisão sexual do trabalho (HIRATA, 2015); as relações de gênero, ciência e tecnologia (CRUZ 2016; CARVALHO, RABAY 2013); as relações de gênero e os institutos federais (SANTOS 2013; CARVALHO, 2012, 2014) B uscamos compreender qual a percepção das/os estudantes do 2° ano do Ensino Médio Integrado em Eletrônica do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju quanto aos estere ótipos e preconceitos de gênero que permeiam esse espaço escolar e como essas relações refletem no mundo do trabalho. Para tanto, propomos um diálogo entre a s abordagens qualitativa e quantitativa ; como método, faremos uso da Pesquisa Participante ; e as té cnicas de coleta de dados utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica a observação participante , com anotações de caderno de campo e questionário. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bauer (2007) e Bardin (2011) 2011). Já a sistematização quantitativa dos dados foi feita por meio do programa Excel com a elaboração de tabelas que propiciaram sua análise. Os resultados demonstram que é preciso desconstruir estereótipos de gênero e quebrar com preconceitos que estão crist alizados na sociedade e são produzidos e reproduzidos nos diversos locais pedagógicos dentre os quais, a família, a escola, a mídia e instituições sociais diversas. Por isso, com o intuito de desenvolver estratégias de enfrentamento contra a desigualdade de gênero nas carreiras e nas profissões, apresentamos à comunidade acadêmica: CieM (Ciência e Mulheres), um jogo digital lúdico pedagógico. Esperamos, com esta pesquisa e com o produto oriundo dela, oferecer às/aos estudantes, professoras/es e demais pro fissionais da educação do ensino integrado, prioritariamente, naqueles cuja matrícula feminina é pequena, elementos críticos que contribuam para a superação das construções de estereótipos e preconceitos presentes no instituto que influenciam ou limitam os gostos e projetos ocupacionais/profissionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectJogo Digitalpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectGender Relationpt_BR
dc.subjectDigital Gamept_BR
dc.subjectEquitypt_BR
dc.titleEstudos de Relações de Gênero e Educação Profissional: descoonstruindo estereótipos para promover a equidadept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ieda Fraga-
dc.description.abstract2This work is linked to the rese arch line of Educational Practices in Professional Education and T echnolo gical of the Program of P ostgraduate in Professional M aster ’s degree in Professional Education and T echnological of the Federal Institute of Sergipe (IFS) and has na objective develop a mobile app (App) for android operating system in formato of educationa l/technological tool (educational game), using the game the students can deconstruct gender stereotype presente in the scientific and technological means as well as in the world of labor. The main categories that guide this research was: professional educa tion (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, gender relations (LOURO, 1997, 2013 ; SCOTT 1995); sexual division of work (HIRATA, the gender relations, Science and the technology (CRUZ 2016; CARVALHO, RABAY the gender relation and the federal instit ute SANTOS 2013; CARVALHO, 2012, 2014) 2014). We seek to understand the perception of the students of 2° second year of high school of integrated electronics of the Federal Institute of Sergipe, Aracaju Campus, about the gender stereotypes and preconceptions tha t permeate the school space and how this relations reflect in the labor world therefore we propose a dialogue between the qualitative and quantitative approach: as method, we make the use of the participant research; and the used data collection techniques was: bibliographic research, the participative observation with the quizzes and book annotations. The qualitative data was analysed following the analysis proposal by Bauer (2007) and Bardin (2011). Already the quantitative systematization of the data was made by the excel program with the creation of tables that propiciated its analysis. The results show that is needed to deconstruct the gender stereotypes and break the preconceptions that are crystalized in the society and are produced and reproduced in all the pedagogical locals among which, family, school, media and various social institutions. That is why, with intuit to construct a strategy to coping against the gender inequality in the professions and careers, we present to the community: Ciem (Ci ência e Mulheres), a ludic digital pedagogical game. We expect, with this research and with it's product offer to students and professors and others educational professionals of the integrated teaching, primarily, in thoses that t he female registration is small, critical elements that contribute to overcome to the stereotype and preconcepts presents on the institute that influentiate or limit the tastes and occupational/professional projects.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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