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Título: L2: Aplicativos para aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos
Título(s) alternativo(s): L2: Applications for learning Portuguese for the deaf
Autor(es): Rocha, Scheilla Conceição
Orientador: Farias, Mario Andre de Fretas
Palavras-chave: Aplicativo; Aprendizagem; Língua Portuguesa.; Surdos; Tecnologia Assistiva; Application; Assistive Technology; Deaf; Learning; Portuguese Language
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: ROCHA, Scheilla Conceição. L2: Aplicativo para aprendizagem de Língua portuguesa para surdos. Orientador: Mário André Freitas Farias. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
Resumo: Diante das dificuldades dos Surdos em aprender Língua Portuguesa (L2) devido ao uso de metodologias inadequadas, falta de formação inicial e continuada dos docentes, não utilização de Tecnologias Assistivas (TA), o ensino integral dos estudantes Surdos do Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) fica deficitário. A deficiência na língua, não devido à surdez, mas aos aspectos já colocados, dificultam a leitura e a escrita das várias disciplinas, além de dificultar também a articulação entre ensino, trabalho, ciência e cultura. Portanto, para que a educação seja de fato integral, ela deve ocorrer de forma inclusiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal desenvolver uma Tecnologia Assistiva (TA) que apoie o Surdo a melhorar a aprendizagem de L2 através de um aplicativo (app) acessível, intitulado de L2. Esse trabalho foi composto de dois momentos metodológicos: o da pesquisa e o do Produto. A metodologia da Pesquisa foi subdividida em três etapas: Pesquisa bibliográfica, Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) e Levantamento de Requisitos e Características para elaboração da TA. A metodologia do Produto foi subdividida em mais três etapas: Elaboração da TA, Aplicação da TA e Avaliação qualiquantitativa da TA. Realizada a Pesquisa, todos os requisitos e características coletados, levantados e selecionados nas três etapas da Pesquisa serviram de insumos para a realização das três etapas seguintes do Produto. Os sujeitos participantes das etapas de Aplicação e Avaliação quantitativa e qualitativa do Produto foram alunos Surdos, professores de Língua Portuguesa/Português e intérpretes dos campi de Aracaju, Socorro, Tobias Barreto, Estância e São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Os resultados da Avaliação Qualitativa apontam para a importância da alimentação do aplicativo com mais Desafios e colocação de níveis para que haja mais estímulo à aprendizagem e ao uso do app. Os resultados da Avaliação Quantitativa trazem à luz que essa tecnologia está apta a incentivar a aprendizagem de L2. Portanto, espera-se que a interação dos Surdos do EPT com essa TA, além de motivá-los a aprender a L2, possibilite-os alcançarem a autonomia e a inclusão social nos diversos contextos comunicacionais, dentre eles, o escolar e o de trabalho.
Resumo (segunda língua): In the face of difficulties of the deaf in learning Portuguese Language (L2) due to the use of inadequate methodologies, lack of initial and continuing teacher training, non-use of Assistive Technologies (AT), the full teaching of Deaf students in Technical and Vocational Education and Training (TVET) is in deficit. The deficiency in language, not due to deafness, but the aspects already placed, make reading and writing of the various subjects difficult, as well as the articulation between teaching, work, science and culture. Therefore, for education to be truly integral, it must occur in an inclusive manner. Thus, the present study aimed to develop an Assistive Technology (AT) that supports the deaf to improve L2 learning through an accessible app called L2. This work was composed of two methodological moments: the research and the product. The research methodology was subdivided into three stages: Bibliographic Research, Systematic Mapping of Literature (SML) and Requirements and Characteristics Survey for the elaboration of the AT. The Product methodology was subdivided into three further steps: Elaboration of AT, Application of AT and Qualitative and Quantitative Evaluation of AT. After the research, all the requirements and characteristics collected, raised and selected in the three research stages served as inputs for the accomplishment of the following three product stages. The subjects participating in the Product Application and Quantitative and Qualitative Evaluation stages were deaf students, Portuguese / Portuguese language teachers and interpreters from the Aracaju, Socorro, Tobias Barreto, Estância and São Cristóvão campuses of the Sergipe Federal Institute (IFS). The results of the Qualitative Assessment point to the importance of feeding the app with more challenges and setting levels so that there is more stimulation to learning and using the app. The results of the Quantitative Assessment show that this technology is able to encourage L2 learning. Therefore, it is expected that the interaction of the EPT deaf with this AT, besides motivating them to learn L2, will enable them to achieve autonomy and social inclusion in various communicational contexts, including school and work
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1864
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