Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, José Osman dos-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T15:00:24Z-
dc.date.available2024-01-30T15:00:24Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.citationCASADO, Adrine Cabral. Educação e comunicação: Capacitação em jornalismo a serviço da formação para o pensamento crítico no Ensino Médio Integrado no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. Orientador: José Osman dos Santos. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1867-
dc.description.abstractFormar cidadãos capazes de consumir notícias de forma crítica é uma necessidade dos ambientes educacionais diante do atual contexto de avanço da desinformação e de campanhas para descrédito nas instituições de ensino, de ciência e de jornalismo, que produzem conhecimento e informação com embasamento e critérios. Ao mesmo tempo em que a internet cria um ambiente de insegurança informacional, há a deficiência histórica de uma educação pautada no diálogo e no questionamento. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi viabilizar um produto educacional que possibilite uma educação para (e através) da comunicação no âmbito de curso técnico integrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Foi construído o minicurso de educação crítica através do jornalismo, que foi aplicado com estudantes do curso de Eletrônica integrado ao ensino médio - Campus Aracaju. Além da construção do conhecimento básico sobre teoria e prática de comunicação e jornalismo, eles elaboraram uma proposta editorial de site de notícias estudantil. Para que a ferramenta possa ser aplicada em outras turmas, campi ou até mesmo em diferentes ambientes formais e informais de ensino, foi elaborado também um guia didático em formato de livro com orientações sobre a aplicação do minicurso. A condução teórica levantou à discussão (BERTRAND, 2001; CHARLOT, 2013; FREIRE, 1967; KAPLÚN, 2002) em torno da teorias da educação de cunho acadêmico e social, defendendo-se um alinhamento entre ambas; e sobre a interseção entre as áreas de educação e comunicação, visando uma convergência com foco na educação para as mídias (FREIRE, 1967 e 1986; MARTIN-BARBERO, 2014; SOARES, 2014; HABERMAS, 1990; BAUMAN, 2001; MEDEIROS NETO, 2017; DELMAZO E VALENTE, 2018). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualiquantitativa, utilizando pesquisa-ação enquanto procedimento técnico. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: a pesquisa bibliográfica, questionário de levantamento prévio e de avaliação do produto educacional. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e a análise dos dados quantitativos partiu do percentual de concordância (ALEXANDRE E COLUCI, 2011). Como resultado, identificou-se a necessidade de promoção de ferramentas de educação crítica e dialógica no âmbito do IFS e, com a avaliação do minicurso, notou-se que os alunos estão mais motivados a acompanhar o noticiário jornalístico profissional e que se sentem mais críticos em relação às notícias que consomem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectJornalismo Estudantilpt_BR
dc.subjectEducação para as mídiaspt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducation and Communicationpt_BR
dc.subjectStudent journalismpt_BR
dc.subjectMedia Educationpt_BR
dc.subjectIntegrated High Schoolpt_BR
dc.titleEducação e comunicação: Capacitação em jornalismo a serviço da formação para o pensamento crítico no Ensino Médio Integrado no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe.pt_BR
dc.title.alternativeEducation and communication: Training in journalism in the service of training for critical thinking in Integrated High School on the Aracaju Campus of the Federal Institute of Sergipe.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorCasado, Adrine Cabral-
dc.description.abstract2To train citizens capable of consuming news in a critical way is a necessity for educational environments in the current context of advancing misinformation and campaigns to discredit institutions of education, science and journalism, which produce knowledge and information with basis and criteria. At the same time that the Internet creates an environment of information insecurity, there is the historical deficiency of an education based on dialogue and questioning. In this sense, the objective of the research was to verify the contribution and results of a tool in educational product format that enables an education for (and through) communication within the integrated technical course of the Federal Institute of Sergipe (IFS). The critical education minicourse through journalism was then built, which was applied through didactic sequence so that the students of the Electronics course integrated to high school - Campus Aracaju discussed about introduction to communication and journalism, writing and reporting techniques, and elaborated an editorial proposal for a student news site. So that the tool can be applied in other classes, campuses or even in different formal and informal teaching environments, a didactic guide in book format was also elaborated with guidelines on the application of the minicourse. Theoretical guidance led to a discussion (BERTRAND, 2001; CHARLOT, 2013; FREIRE, 1967; KAPLÚN, 2002) about academic and social theories of education, advocating an alignment between them; and on the intersection between the areas of education and communication, aiming at a convergence with a focus on media education (FREIRE, 1967 and 1986; MARTIN-BARBERO, 2014; SOARES, 2014; HABERMAS, 1990; BAUMAN, 2001; MEDEIROS NETO, 2017; DELMAZO AND VALENTE, 2018). As for the methodological aspects, it is an applied research, with a qualiquantitative approach and it was adopted as for the technical procedure the research-action. Regarding the data collection instruments, the bibliographic research, previous survey questionnaire and the evaluation of the educational product were used. The qualitative data were analyzed according to the analysis of content (BARDIN, 2011) and the analysis of quantitative data came from the percentage of agreement (ALEXANDRE AND COLUCI, 2011). As a result, it was identified the need to promote critical and dialogical education tools within the IFS, as well as more knowledge about the functioning of professional news vehicles and, with the evaluation of the minicourse, it was noted that students are more motivated to follow the professional journalistic news, believe they are more aware of how the media process works, and that they feel more critical about the news they consume.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Adrine Cabral Casado.pdfDissertação5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.