Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Antônio Márcio de Lima-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T15:01:57Z-
dc.date.available2024-01-30T15:01:57Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.citationSOARES, Antônio Márcio de Lima. Um caderno de atividades de ensino: quando a Etnomatemática e um curso de Eletrotécnica tornam-se integrados. Orientador: Rodrigo Bozi Ferrete. 2020. 30 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1869-
dc.description.abstractEsta é uma produção didático-pedagógica oriunda da construção de uma dissertação de mestrado a ela associada. Concernente aos mestrados profissionais regulados pela Capes (2013), temos aqui a geração de um Produto Educacional (PE) no formato de material textual – mais especificamente, configurado enquanto um livro de Atividades de Ensino (AEs), que, aqui, é publicizado na forma de um caderno de AEs, considerando que estivemos compartilhando-o com respeito ao seu bloco VI (ver apêndice), aquele que fora aplicado e testado em uma turma de alunos alvo de nossa pesquisa de mestrado. Antes de pormenorizarmos como as AEs servirão aos docentes de Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, ou, ainda, mantendo-se os elementos etnomatemáticos (modos próprios de um grupo de indivíduos fazer/produzir conhecimentos matemáticos, a partir de suas dimensões socioculturais) deste PE, de uma utilização por docentes de outros campi de tal instituto, bem como do seu uso até em outras instituições formais de ensino, desejamos salientar que cada uma das AEs devem, prioritariamente, ser aplicadas durante as aulas ministradas regularmente, conforme planejamento do professor. Este, claramente, pode projetar a sua atuação em um Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica alternando as suas práticas de aula entre discutir a Matemática dita Acadêmica e problematizá-la por meio da Etnomatemática, através de nossas AEs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEletrotécnicapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectElectrotechnicalpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Education (PTE)pt_BR
dc.titleUm caderno de atividades de ensino: quando a Etnomatemática e um curso de Eletrotécnica tornam-se integrados.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Antônio Márcio de Lima-
Aparece nas coleções:Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_educacional etnomatematica no curso de eletrotécnica do IFS.pdfProduto Educacional856,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação Antônio Márcio de Lima Soares.pdfDissertação2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.