Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1869
Título: | Um caderno de atividades de ensino: quando a Etnomatemática e um curso de Eletrotécnica tornam-se integrados. |
Autor(es): | Soares, Antônio Márcio de Lima |
Orientador: | Soares, Antônio Márcio de Lima |
Palavras-chave: | Ensino; Matemática; Eletrotécnica; Etnomatemática; Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Teaching; Mathematics; Electrotechnical; Ethnomathematics; Professional and Technological Education (PTE) |
Data do documento: | 6-Jul-2020 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | SOARES, Antônio Márcio de Lima. Um caderno de atividades de ensino: quando a Etnomatemática e um curso de Eletrotécnica tornam-se integrados. Orientador: Rodrigo Bozi Ferrete. 2020. 30 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020. |
Resumo: | Esta é uma produção didático-pedagógica oriunda da construção de uma dissertação de mestrado a ela associada. Concernente aos mestrados profissionais regulados pela Capes (2013), temos aqui a geração de um Produto Educacional (PE) no formato de material textual – mais especificamente, configurado enquanto um livro de Atividades de Ensino (AEs), que, aqui, é publicizado na forma de um caderno de AEs, considerando que estivemos compartilhando-o com respeito ao seu bloco VI (ver apêndice), aquele que fora aplicado e testado em uma turma de alunos alvo de nossa pesquisa de mestrado. Antes de pormenorizarmos como as AEs servirão aos docentes de Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, ou, ainda, mantendo-se os elementos etnomatemáticos (modos próprios de um grupo de indivíduos fazer/produzir conhecimentos matemáticos, a partir de suas dimensões socioculturais) deste PE, de uma utilização por docentes de outros campi de tal instituto, bem como do seu uso até em outras instituições formais de ensino, desejamos salientar que cada uma das AEs devem, prioritariamente, ser aplicadas durante as aulas ministradas regularmente, conforme planejamento do professor. Este, claramente, pode projetar a sua atuação em um Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica alternando as suas práticas de aula entre discutir a Matemática dita Acadêmica e problematizá-la por meio da Etnomatemática, através de nossas AEs. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1869 |
Aparece nas coleções: | Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_educacional etnomatematica no curso de eletrotécnica do IFS.pdf | Produto Educacional | 856,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação Antônio Márcio de Lima Soares.pdf | Dissertação | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.