Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1870
Título: Gêneros textuais na formação dos sujeitos da Educação profissional: Investigação das práticas integradoras de leitura no Ensino Médio Integrado do IFS Campus Aracaju
Título(s) alternativo(s): Textual genres in the formation of subjects in Professional Education: Investigation of integrative reading practices in Integrated High School at IFS Campus Aracaju
Autor(es): Palmeira, Alessandra Acioli
Orientador: Melo, Sônia Pinto de Albuquerque
Palavras-chave: Ensino médio integrado; Formação humana integral; Gêneros textuais; Jogo integrativo; IFS; Integrated high school; Integral human formation; Textual genres; Integrative game
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: Instituição Federal de Sergipe - IFS
Citação: PALMEIRA, Alessandra Acioli. Gêneros textuais na formação dos sujeitos da Educação profissional: Investigação das práticas integradoras de leitura no Ensino Médio Integrado do IFS Campus Aracaju. Orientador: Sônia Pinto de Albuquerque Melo. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: O presente estudo reporta à leitura dos gêneros textuais como fundamentais para a inserção social e elemento importante na formação humana integral. O campo empírico da pesquisa foi o Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, e teve como objetivo geral investigar a possibilidade de práticas pedagógicas integradoras a partir dos gêneros textuais no Ensino Médio Integrado (EMI) da referida instituição. Teve como um dos objetivos específicos desenvolver um produto educacional em forma de um jogo, utilizando os gêneros como ferramenta integradora entre conteúdos das disciplinas do EMI. Assim, “A Teia dos Gêneros textuais: um jogo integrativo”, foi elaborado tendo por alicerce a teoria sociointeracionista ou histórico-cultural de Vygotsky, na qual a linguagem e a presença do outro são pilares para o desenvolvimento da cognição. O produto educacional foi avaliado positivamente por professores do primeiro ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos (IALM) e professores de Língua Portuguesa do IFS Campus Aracaju. O aporte teórico se consubstanciou a partir dos fundamentos da formação omnilateral, do currículo integrado e dos gêneros textuais articulados à formação humana integral. Como fontes documentais foram utilizados o Projeto Político Pedagógico Institucional do IFS (PPPI/IFS, 2014), o Projeto Pedagógico do Curso IALM (PPC/IALM), aprovado por meio da Resolução Nº 43/2014 do IFS, o Decreto nº 5.154/2004 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9394/1996. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Classifica-se, ainda, como estudo de caso e como pesquisa-ação, tendo a aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, a qual indicou que, apesar do reconhecimento dos gêneros textuais como instrumento integrador de diversos saberes curriculares, ainda há muito a fazer na prática, sendo por isso necessário empreender esforços coletivos, abrindo-se oportunidades para discussões e planejamento sobre o assunto de forma a fugir das atividades integradoras pontuais.
Resumo (segunda língua): The present study reports on the reading of textual genres as fundamental for social insertion and an important element in integral human formation. The empirical field of the research was the Federal Institute of Sergipe (IFS), Campus Aracaju, and its general objective was to investigate the possibility of integrating pedagogical practices from the textual genres in the Integrated High School (EMI) of that institution. One of the specific objectives was to develop an educational product in the form of a game, using genres as an integrating tool between content in EMI disciplines. Thus, “The Web of textual genres: an integrative game”, was developed based on Vygotsky's socio-interactionist or historical-cultural theory, in which language and the presence of the other are pillars for the development of cognition. The educational product was positively evaluated by teachers of the first year of the Technical Course of Integrated High Level in Food (IALM) and teachers of Portuguese Language at the IFS Campus Aracaju. The theoretical contribution was based on the foundations of omnilateral formation, the integrated curriculum and textual genres linked to integral human formation. As documentary sources, the IFS Institutional Pedagogical Political Project (PPPI / IFS, 2014), the IALM Course Pedagogical Project (PPC / IALM), approved through IFS Resolution No. 43/2014, Decree No. 5.154 / 2004, were used and the Law of Guidelines and Bases (LDB), Law No. 9394/1996. It is a qualitative, exploratory research. It is also classified as a case study and as action research, with the application of questionnaires as a data collection instrument. As a data analysis technique, Bardin's content analysis was used, which indicated that, despite the recognition of textual genres as an integrating instrument of diverse curricular knowledge, there is still a lot to do in practice, which is why it is necessary to undertake collective efforts, opening up opportunities for discussions and planning on the subject in order to escape from specific integrative activities.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1870
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Alessandra Acioli Palmeira.pdfDissertação9,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A teia dos gêneros textuais um jogo integrativo.pdfProduto Educacional16,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.