Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T15:02:56Z-
dc.date.available2024-01-30T15:02:56Z-
dc.date.issued2020-04-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Evaneyde dos Santos. Práticas Educativas de Linguagem e inclusão: Estudo de caso de um aluno com transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica. Orientador: Rodrigo Bozi Ferrete. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1872-
dc.description.abstractA inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista, sobretudo no Ensino Médio, ainda é um desafio, o qual é oriundo não só das próprias necessidades cognitivas e especificidades do transtorno, mas também pela falta de entendimento da comunidade escolar acerca do assunto. O presente estudo, então, tomou como unidade de pesquisa a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista do segundo ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Sergipe, tendo como foco os aspectos da linguagem e interação – fatores deficitários no aluno do referido estudo, bem como nas demais pessoas com tal transtorno, independentemente do grau de comprometimento cognitivo. A pesquisa teve como objetivo precípuo a elaboração de um material didático-pedagógico como produto da percepção do desenvolvimento do aluno em seu contexto escolar e de suas necessidades de aprendizagem. Desta forma, a construção e aplicação do jogo intitulado Imagem e Interação usou como base a teoria histórico-cultural de Vygotsky e evidenciou a temática da inclusão educacional a partir da efetivação de práticas pedagógicas interacionistas. O caminho metodológico de abordagem qualitativa teve como método o estudo de caso e se utilizou de instrumentos como análise documental, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados da pesquisa foram analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin, os quais indicaram que o processo de inclusão educacional do aluno do caso perpassaram pela aceitação do outro enquanto sujeito de conhecimento e com expressões comunicativas próprias e, principalmente, por práticas pedagógicas e posturas focadas na aprendizagem, cooperação e interação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituição Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectGame.pt_BR
dc.subjectHistorical-cultural theorypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectIntegrated High School.pt_BR
dc.titlePráticas Educativas de Linguagem e inclusão: Estudo de caso de um aluno com transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.title.alternativeEducational Language and Inclusion Practices: Case study of a student with Autism Spectrum Disorder in Professional and Technological Education.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Evaneyde dos Santos-
dc.description.abstract2The educational inclusion of students with Autism Spectrum Disorder, especially in high school, is still a challenge, which stems from the cognitive needs and specificities of the disorder, but also due to the lack of understanding of the school community about the subject. The present study then took as a research unit the inclusion of a student with Autism Spectrum Disorder in the second year of Integrated High School of the technical course in agriculture at the Federal Institute of Sergipe, focusing on aspects of language and interaction - deficit factors in the student of that study, as well as in other people with such disorder, regardless of the degree of cognitive impairment. The main objective of the research was the development of didactic-pedagogical material as a product of the perception of the student's development in his school context and his learning needs. In this way, the construction and application of the game entitled Image and Interaction, used Vygotsky's historical-cultural theory as a basis and highlighted the theme of educational inclusion from the implementation of interactionist pedagogical practices. The methodological approach of qualitative approach used the case study as a method and used instruments such as document analysis, non participant observation and semi-structured interviews. The research data were analyzed according to Bardin's content analysis, which indicated that the process of educational inclusion of the student in the case went through the acceptance of the other as a subject of knowledge and with their own communicative expressions and, mainly, through pedagogical practices and postures. focused on learning, cooperation and interaction.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Evaneyde dos Santos Souza.pdfDissertação1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JOGO IMAGEM E INTERAÇÃO.pdfProduto Educacional1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.