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Título: Práticas Educativas de Linguagem e inclusão: Estudo de caso de um aluno com transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica.
Título(s) alternativo(s): Educational Language and Inclusion Practices: Case study of a student with Autism Spectrum Disorder in Professional and Technological Education.
Autor(es): Souza, Evaneyde dos Santos
Orientador: Ferrete, Rodrigo Bozi
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Inclusão; Jogo; Teoria histórico-cultural; Transtorno do Espectro Autista; Autistic Spectrum Disorder; Game.; Historical-cultural theory; Inclusion; Integrated High School.
Data do documento: 7-Abr-2020
Editor: Instituição Federal de Sergipe - IFS
Citação: SOUZA, Evaneyde dos Santos. Práticas Educativas de Linguagem e inclusão: Estudo de caso de um aluno com transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica. Orientador: Rodrigo Bozi Ferrete. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: A inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista, sobretudo no Ensino Médio, ainda é um desafio, o qual é oriundo não só das próprias necessidades cognitivas e especificidades do transtorno, mas também pela falta de entendimento da comunidade escolar acerca do assunto. O presente estudo, então, tomou como unidade de pesquisa a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista do segundo ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Sergipe, tendo como foco os aspectos da linguagem e interação – fatores deficitários no aluno do referido estudo, bem como nas demais pessoas com tal transtorno, independentemente do grau de comprometimento cognitivo. A pesquisa teve como objetivo precípuo a elaboração de um material didático-pedagógico como produto da percepção do desenvolvimento do aluno em seu contexto escolar e de suas necessidades de aprendizagem. Desta forma, a construção e aplicação do jogo intitulado Imagem e Interação usou como base a teoria histórico-cultural de Vygotsky e evidenciou a temática da inclusão educacional a partir da efetivação de práticas pedagógicas interacionistas. O caminho metodológico de abordagem qualitativa teve como método o estudo de caso e se utilizou de instrumentos como análise documental, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas. Os dados da pesquisa foram analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin, os quais indicaram que o processo de inclusão educacional do aluno do caso perpassaram pela aceitação do outro enquanto sujeito de conhecimento e com expressões comunicativas próprias e, principalmente, por práticas pedagógicas e posturas focadas na aprendizagem, cooperação e interação.
Resumo (segunda língua): The educational inclusion of students with Autism Spectrum Disorder, especially in high school, is still a challenge, which stems from the cognitive needs and specificities of the disorder, but also due to the lack of understanding of the school community about the subject. The present study then took as a research unit the inclusion of a student with Autism Spectrum Disorder in the second year of Integrated High School of the technical course in agriculture at the Federal Institute of Sergipe, focusing on aspects of language and interaction - deficit factors in the student of that study, as well as in other people with such disorder, regardless of the degree of cognitive impairment. The main objective of the research was the development of didactic-pedagogical material as a product of the perception of the student's development in his school context and his learning needs. In this way, the construction and application of the game entitled Image and Interaction, used Vygotsky's historical-cultural theory as a basis and highlighted the theme of educational inclusion from the implementation of interactionist pedagogical practices. The methodological approach of qualitative approach used the case study as a method and used instruments such as document analysis, non participant observation and semi-structured interviews. The research data were analyzed according to Bardin's content analysis, which indicated that the process of educational inclusion of the student in the case went through the acceptance of the other as a subject of knowledge and with their own communicative expressions and, mainly, through pedagogical practices and postures. focused on learning, cooperation and interaction.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1872
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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