Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1875
Título: XILOEPT: Uma Proposta artística para o ensino multicultural da linguagem da xilogravura
Autor(es): Melo, Valdenice de Jesus
Orientador: Melo, Sonia Pinto Albuquerque
Palavras-chave: Currículo de Arte; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Multicultural; Xilogravura; Art Curriculum; Multicultural teaching.; Professional and Technological Education; Wooldcut.
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: Melo, Valdenice de Jesus. XILOEPT: Uma Proposta artística para o ensino multicultural da linguagem da xilogravura. 2020. 84 f. Orientador: Sônia Pinto de Albuquerque Melo. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: Este estudo apresenta um produto educacional estruturado como Manual Xiloept, que considera o fazer prático dos Docentes do componente curricular Arte no ensino médio integrado, com foco no currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O interesse na condução deste estudo veio da necessidade de se dispor de opções práticas e objetivas para a ação de ensinar a disciplina Arte e suas relações com o multiculturalismo na EPT, no âmbito do Instituto Federal da Sergipe – IFS. Teve como objetivo desenvolver um produto educativo, que envolvesse o multiculturalismo dentro do espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica. Relacionou-se os processos de ensino de Arte, particularmente as artes gráficas – xilogravura - com foco na abordagem triangular, buscando possibilitar a formação integral e significativa do educando, embasados pelos pilares: trabalho, ciência e cultura e suas relações. Nossas pesquisas e discussões teórico-metodológicas, consideraram um ensino que permitisse a presença de um olhar multicultural, na busca de uma articulação da ação docente pela apropriação de práticas mais abrangentes e democráticas para alcançar as múltiplas culturas, hoje presentes na nossa sociedade complexa.
Resumo (segunda língua): This paper presents a structured educational product as the Xiloept Manual, which considers the practical work of the Art Teachers at the integrated high school, with a focus on the Professional and Technological Education (EPT) curriculum. The interest in conducting this study came from the need to have practical and objective options related to teaching the discipline Art and its relations with ulticulturalism at EPT, within the scope of the Federal Institute of Sergipe - IFS. It aimed to develop an educational product, which would involve multiculturalism within the pedagogical space in Professional and Technological Education. The Art teaching processes were related, particularly the graphic arts one - woodcut - focusing on transversal strategies, using an inter and transdisciplinary view, which enables the integral and significant formation of the student, based on the pillars: work, science and culture and their relations. Our researches and theoretical-methodological discussions, considered a way of eaching that would allow the presence of a multicultural approach, in the search for an articulation of the teaching action by the appropriation of more comprehensive and democratic practices to reach the multiple cultures present in our complex society.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1875
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Valdenice de Jesus Melo.pdfDissertação8,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.