Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Igor Adriano de Oliveria | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T17:53:26Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T17:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Paulo Rodolpho Lima. Guia didático de noções jurídicas no EMI: conhecimento jurídico e exercício da cidadania. 2020. 24 f. Orientador: Igor Adriano de Oliveira Reis. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1890 | - |
dc.description.abstract | O presente Guia Didático é um trabalho produzido no escopo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, e foi elaborado com o objetivo de construir conhecimentos elementares em Direito Constitucional, em relação interdisciplinar com a Sociologia I, que é componente curricular do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos. Destina-se aos docentes de Direito, legislação, Sociologia ou áreas afins que militam na educação profissional e tecnológica. A metodologia escolhida foi a Sequência Didática (SD), por meio da qual são introduzidos conceitos fundamentais do Direito Constitucional, dentro do contexto de Sociologia, incluindo práticas para construção de aprendizagem significativa. Tem a pretensão de contribuir para a formação humana integral, em oposição ao tecnicismo puro e simples, com visitas a formar cidadãos críticos e participativos da sociedade que compõem. A sequência didática foi estruturada de acordo com a teoria de Dolz, Novarraz e Schneuwly (2004), dividindo-se em: a) apresentação da situação (exposição da temática Direito e Sociologia aos alunos, os objetivos e atividades a serem desenvolvidas); b) produção inicial (avaliação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a Constituição Federal e registro desses saberes iniciais como ponto de partida); c) quatro módulos (definição de conteúdo, atividades, metodologias e estratégias para produzir o conhecimento); d) produção final (síntese da aprendizagem e avaliação sobre a efetiva contribuição da sequência didática para o atingimento dos objetivos propostos). Objetiva-se que este produto educacional tenha a capacidade de integrar saberes, com vieses de omnilateralidade formativa e desenvolvimento da criticidade e do protagonismo social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituição Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Educação jurídica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject | Legal education | pt_BR |
dc.subject | Integrated high school | pt_BR |
dc.subject | Integral human formation | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequences | pt_BR |
dc.title | Guia Didático de Noções Jurídicas no EMI: conhecimento Jurídico e Exercício da Cidadania. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Paulo Rodolpho Lima | - |
Aparece nas coleções: | Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guia didático noções jurídicas.pdf | Produto Educacional | 514,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação Paulo Rodolpho Lima Nascimento.pdf | Dissertação | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.