Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Igor Adriano de Oliveira | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T18:59:34Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T18:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Danieli Moreira de. Trabalho, educação e saúde: uma prática educativa integradora para educação postural no ensino médio integrado. 2021. 152 f. Orientador: Igor Adriano de Oliveira Reis. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1914 | - |
dc.description.abstract | No campo da saúde do trabalhador destaca-se a preocupação com as doenças crônicas relacionadas ao trabalho, sendo as dores na coluna uma das mais prevalentes no Brasil. Parte das disfunções osteomusculares relacionadas à coluna estão ligadas a hábitos posturais inadequados, boa parte iniciados desde a prática estudantil. Por isso, diante da intenção de promover a saúde postural na educação profissional utilizando-se de ações coerentes com a concepção de formação humana integral, esta pesquisa de abordagem quali-quantitativa, cujas bases teóricas são os ideais marxistas sobre o trabalho, a concepção de saúde sob a ótica social, os pressupostos da educação libertadora e da aprendizagem significativa, teve como objetivo geral elaborar um produto educacional em formato de Guia Didático para orientar o ensino dos cuidados com a postura no Ensino Médio Integrado (EMI). O produto contém a proposta de uma sequência didática (SD) como prática pedagógica integradora e uma cartilha de informação adequada à realidade estudantil, com vistas a um processo de ensino dialógico, crítico e produtor de transformação social. Utilizando-se do procedimento da pesquisa-ação, e a partir da análise dos resultados obtidos por levantamento de dados e por observação participante, pode-se dizer que a SD demonstrou ter cumprido o seu objetivo de promover a integração de conteúdos e sujeitos, bem como o de favorecer o aprendizado significativo a respeito dos cuidados com a postura, trazendo possibilidades para transformação da prática. Também os materiais educativos (guia e cartilha) atenderam às expectativas propostas, mostrando-se adequados para o seu público e finalidade. Conclui-se que foi possível estabelecer a integração entre as ações de educação postural e as disciplinas curriculares tradicionais, através de práticas educativas sistematizadas que valorizam o contexto social, o protagonismo do aluno e a interdisciplinaridade, com vistas a um aprendizado significativo. Convém ainda destacar que o profissional de saúde inserido no contexto da EPT, em interação dialógica com a comunidade docente e discente, pode diretamente contribuir para a formação humana integral, promoção da autonomia do cuidado e transformação da realidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica Integradora | pt_BR |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Postural | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.subject | Integrating Pedagogical Practice | en |
dc.subject | School Health | en |
dc.subject | Postural Education | en |
dc.subject | Integrated High School | en |
dc.title | Trabalho, educação e saúde: uma prática educativa integradora para educação postural no ensino médio integrado. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | en |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Danieli Moreira de | - |
dc.description.abstract2 | In the field of workers' health, the concern with work-related chronic diseases is highlighted, with back pain being one of the most prevalent in Brazil. Part of the musculoskeletal disorders related to the spine are linked to inadequate postural habits, most of which started in student practice. Therefore, given the intention to promote postural health in professional education using actions consistent with the concept of comprehensive human training, this research with a qualitative-quantitative approach , whose theoretical bases are the Marxist ideals about work, the concept of health from a social perspective, the assumptions of liberating education and meaningful learning, aimed to develop an educational product in the format of a Didactic Guide to guide the teaching of posture care in Integrated High School. The product contains the proposal of a didactic sequence as an integrative pedagogical practice and an information booklet suitable for the student reality, with a view to a dialogical, critical teaching process that produces social transformation. Using the action-research procedure, and from the analysis of the results obtained by data collection and participant observation, it can be said that DS demonstrated to have fulfilled its objective of promoting the integration of contents and subjects, as well as to favor meaningful learning about posture care, bringing possibilities to transform the practice. The educational materials (guide and booklet) also met the proposed expectations, proving to be adequate for their audience and purpose. It is concluded that it was possible to establish the integration between postural education actions and traditional curricular subjects, through systematized educational practices that value the social context, the student's protagonism and interdisciplinarity, with a view to meaningful learning. It is also worth noting that the health professional inserted in the context, in dialogic interaction with the teaching and student community, can directly contribute to the integral human formation, promotion of care autonomy and transformation of reality. | en |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Danieli Moreira de Oliveira.pdf | Dissertação | 19,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
GUIA DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO POSTURAL NO EMI.pdf | Produto Educacional | 7,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Cartilha Dicas de Cuidados com a Postura.pdf | Produto Educacional | 9,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.