Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1919
Título: Memória Negra: O jogo como mecanismo para acesso ao (re)conhecimento da potência de personalidades negras.
Autor(es): Aragão, Alexsandra dos Santos
Palavras-chave: Memória Negra; Jogos educativos; Questão racial
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: ProFEPT
Citação: ARAGÃO, Alexsandra dos Santos. Memória Negra: O jogo como mecanismo para o acesso ao (re)conhecimento da potência de personalidades negras. In: Seminário ProFept- mestrado profissional em Educação profissional e tecnológica, 2, 2023, Aracaju. Resumos [...]. Aracaju: IFS, 2023.
Série/Relatório no.: 2;
Resumo: A socialização promovida por debates acerca de assuntos relevantes para uma formação cidadã, assim como a prática lúdica que os jogos proporcionam, contribui para a formulação de ideias e percepções acerca de determinado assunto, conceito, e atinge positivamente seu propósito de forma dinâmica ao contextualizar a usabilidade de um produto educacional com a questão racial. O ambiente educacional é fundamental para formação cidadã, estimulando o pensamento crítico, dando alicerce na construção de novos saberes. Nesse contexto ações inclusivas que contemplem as diversidades existentes, abordando questões de raça, gênero, acessibilidade, estabelece uma rede cooperativa entre a comunidade. Aliada a isso a utilização da ludicidade para acessar essas temáticas torna dinâmica a interação entre a informação e o conhecimento. A biblioteca como aparelho cultural possui entre tantas outras, a missão de contribuir para o acesso a informação e ao conhecimento, e por isso essa proposta, foi idealizada para ser aplicada nessa unidade informacional. Por meio de jogo Memória Negra, nossos alunos são provocados a trabalhar em cooperação, para memorização de peças com figuras de personalidades negras e testam seus conhecimentos sobre a biografia dessas personalidades. Pretende-se com esse produto sensibilizar nossos discentes, e torná-los participativos de ações que incluam o combate ao racismo, a potencialidade assim como celebração da ancestralidade afrodescendente.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1919
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIANEGRA.pdf606,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.