Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, José Franco de.-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-22T16:49:30Z-
dc.date.available2024-04-22T16:49:30Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationMATOS, Cassiana Nascimento. Além do ver e escutar: vozes estudantis nos Conselhos de classe do IFS – Campus Lagarto. 2021. 128 f. Orientador: José Franco de Azevedo. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1924-
dc.description.abstractO Conselho de Classe é um órgão colegiado existente na escola que integra o processo avaliativo para análise e discussão conjunta sobre o trabalho pedagógico realizado durante o bimestre letivo e a aprendizagem dos estudantes, levando em consideração, sobretudo, os aspectos qualitativos. Considerando a natureza desse colegiado, a presente pesquisa pretendeu analisar a participação dos estudantes no Conselho de Classe e sua contribuição para a formação integral dos estudantes, tendo em vista a construção de um Roteiro de formação. Para alcançar esse objetivo buscou-se explorar os aspectos formativos subjacentes às ações reflexivas e avaliativas realizadas por meio do Conselho de Classe, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) integrada ao Ensino Médio, para, posteriormente, a partir do trabalho investigativo, descortinar as contribuições que a participação dos estudantes no conselho trazem para a sua formação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizará como estratégia metodológica o estudo de caso. Foram utilizados como procedimentos metodológicos e técnica de coleta de dados as Pesquisas Bibliográfica e Documental, aplicação de questionário aos estudantes das turmas dos 3º anos dos cursos integrados do Campus Lagarto, entrevista aos docentes coordenadores dos cursos e Grupo focal para avaliação do Produto Educacional. A partir do referencial teórico e dos dados coletados foi produzido um “Roteiro para atividade de orientação aos estudantes acerca do Conselho de Classe”, a fim de contribuir para participação crítica e propositiva de estudantes em espaços colegiados como conselhos de classe. Os resultados da pesquisa, obtidos por meio da análise de conteúdo da Bardin (2016), apontam para um caráter formativo dos estudantes existente na prática do Conselho de Classe, apesar de ainda haver a necessidade de se avançar no acolhimento das vozes estudantis presentes nesse espaço.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectParticipação estudantilpt_BR
dc.subjectConselho de Classept_BR
dc.subjectFormação dos estudantespt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectStudents’ participationpt_BR
dc.subjectClass councilen
dc.subjectTraining of studentsen
dc.subjectProfessional and Technological Educationen
dc.titleAlém do ver e escutar : vozes estudantis nos Conselhos de classe do IFS – Campus Lagarto.pt_BR
dc.typeDissertationen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorMatos, Cassiana Nascimento.-
dc.description.abstract2The Class Council is a collegiate body existing in the school that integrates the evaluation process for joint analysis and discussion on the pedagogical work carried out during the academic two-month period and students’ learning, considering, above all, the qualitative aspects. Given the nature of this collegiate body, this research entitled "Beyond seeing and hearing: students’ voices in the Class Councils of the IFS Campus of Lagarto" intended to analyze the participation of students in the Class Council and its contribution to the integral formation of students, in the view of the construction of a training guide. In order to achieve this goal, we sought to explore the formative aspects underlying the reflective and evaluative actions carried out through the Class Council, in the context of Professional and Technological Education (EPT) integrated with High School, and, subsequently, based on the investigative work, unveil the contributions that the participation of students in the council can bring to their education. This is a research with a qualitative approach that will use the case study as a methodological strategy. The methodological procedures and data collection techniques used were Bibliographic and Documentary Research, a questionnaire applied to students in the 3rd-year classes of the integrated courses at Campus of Lagarto, an interview with the coordinating professors of the courses and a focal group for the evaluation of the Educational Product. Based on the theoretical framework and the collected data, a “Guide for guidance activity to students about the Class Council” was produced in order to contribute to the critical and purposeful participation of students in collegiate spaces such as class councils. The research results, obtained through the content analysis of Bardin (2016), point to a formative character of students existing in the practice of the Class Council, although there is still a need to advance in the reception of students’ voices present in this spaceen
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cassiana Nascimento Matos.pdfDissertação2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Roteiro para atividade de orientação sobre Conselho de classe..pdfProduto Educacional1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.