Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1932
Título: Causas da evasão no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto.
Autor(es): Conceição, Lázaro Nascimento
Orientador: Sampaio, Jarbas Cordeiro
Palavras-chave: Causas da Evasão; Pesquisa com os alunos evadido; Licenciatura em Física; Causes of Evasion; Research with dropout students; Degree in Physics
Data do documento: 18-Jan-2024
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: CONCEIÇÃO, Lázaro Nascimento. Causas da evasão no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto. 2024. 53 f. Orientador: Jarbas Cordeiro Sampaio. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2024.
Resumo: A evasão, definida como a saída definitiva do aluno do curso escolhido sem concluí-lo, é um fenômeno multifatorial, ou seja, existem diversos motivos que levam os estudantes a evadirem. O presente trabalho tem por objetivo investigar as principais causas da evasão no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto. Dessa forma, para cumprir esse objetivo, buscou-se uma metodologia de abordagem quali- quantitativa, com a interpretação dos fenômenos sociais, e a investigação sobre as causas mais comuns que contribuem para diminuir o tempo de permanência do estudante na Licenciatura, como a dificuldade para conciliar trabalho com estudo, a falta de interesse com a carreira docente, e até a mudança de curso e de Instituição de Ensino. Nos dados analisados, também é possível verificar a relação candidato/vaga a cada semestre, número de evadidos por semestre e a quantidade de formandos. Um dos desafios é manter o estudante após o primeiro semestre do curso, considerando as reprovações e a falta de adaptação. O trabalho também discute sobre ações que podem ser implementadas no curso para tentar diminuir a evasão.
Resumo (segunda língua): Evasion, defined as the definitive departure of the student from the chosen course without completing it, is a multifactorial phenomenon, that is, there are several reasons that lead students to drop out. The present work aims to investigate the main causes of evasion in the physics degree course at the Federal Institute of Sergipe – Campus Lagarto. Thus, in order to fulfill this objective, a methodology with a qualitative and quantitative approach was sought, with the interpretation of social phenomena, and the investigation of the most common causes that contribute to reducing the student`s length of stay in the Degree, such as the difficulty to conciliate work which study, the lack of interest in the teaching career, and even the change of course and Teaching Institution. In the analyzed data, it is also possible to verify the candidate/vacancy ratio each semester, the number of graduates. One of the challenges is to keep the student after the first semester of the course, considering failures and lack of adaptation. The work also discusses actions that can be implemented in the course to try to reduce dropout. Evasion, defined as the definitive departure of the student from the chosen course without completing it, is a multifactorial phenomenon, that is, there are several reasons that lead students to drop out. The present work aims to investigate the main causes of evasion in the physics degree course at the Federal Institute of Sergipe – Campus Lagarto. Thus, in order to fulfill this objective, a methodology with a qualitative and quantitative approach was sought, with the interpretation of social phenomena, and the investigation of the most common causes that contribute to reducing the student`s length of stay in the Degree, such as the difficulty to conciliate work which study, the lack of interest in the teaching career, and even the change of course and Teaching Institution. In the analyzed data, it is also possible to verify the candidate/vacancy ratio each semester, the number of graduates. One of the challenges is to keep the student after the first semester of the course, considering failures and lack of adaptation. The work also discusses actions that can be implemented in the course to try to reduce dropout.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1932
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_versãofinal_Lazaro.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.