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dc.contributor.advisorAzevedo, José Franco de-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-06-04T21:52:38Z-
dc.date.available2024-06-04T21:52:38Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationLIMA, Valdenice Araújo Santos. Gestão escolar democrática: uma análise para a participação estudantil no Conselho de campus do Instituto Federal de Sergipe. 2024. 153 f. Orientador: José Franco de Azevedo. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1938-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo analisar as percepções dos estudantes dos cursos integrados do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Socorro e dos servidores membros natos do Conselho de Gestão de Campus em relação à gestão escolar democrática formalmente instituída nos diversos mecanismos de participação estudantil com atenção especial na disseminação do Conselho de Gestão de Campus do IFS. O órgão foi criado em 20 de dezembro de 2022 no IFS e atuará como instância máxima do Campus. Os conselheiros irão subsidiar o Diretor Geral do Campus na tarefa de opinar, criar normas, fazer consultas e deliberar em sentido restrito quanto às ações administrativas, de ensino, pesquisa, extensão e financeiras da escola. Os estudantes do ensino médio integrado ingressaram no IFS – Campus Socorro no ano de 2023 quando participaram da pesquisa. O estudo fundamentou-se em diversas obras de educadores/pesquisadores (Freire (2005); Gadotti (2004); Paro (1986,2007,2016); Luck (2015); Veiga (1998); Libâneo (2001), dentre outros, sobre a gestão escolar democrática como premissa para a educação pública alcançar os objetivos do ensino, com ênfase ao ensino médio integrado sendo essa modalidade prioridade na lei 11.892 de 2008, lei que cria os Institutos Federais. De acordo Ciavatta (2012), a educação integrada pressupõe uma experiência participativa e coletiva liberta do autoritarismo, por ser, necessariamente, social. Fundamentou se também também na Constituição Federal, na legislação infraconstitucional brasileira e nos documentos institucionais que tratam da temática Educação Integral Libertadora, formadora de indivíduos críticos, além dos estudos do Estado da Arte sobre essa temática no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, por meio de um estudo de caso. Foi observado com os resultados da pesquisa que no contexto da EPT repete-se o padrão identificado na literatura a respeito da lacuna existente relacionada à falta de participação nos órgãos de gestão, bem como repete-se também os elementos responsáveis. O Produto Educacional (Mural Virtual Interativo) resultante deste Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), proporcionou a transmissão de informações aos estudantes e aos futuros membros natos do Conselho de Campus da unidade com relação tanto ao órgão Conselho de Campus quanto às diversas instâncias participativas instituídas no IFS, despertando o interesse dos estudantes em participar das decisões na escola, contribuindo com a formação crítica e cidadã dos sujeitos, reduzindo a passividade da participação estudantil nestes mecanismos dos quais eles são integrantes elementares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherinstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectConselho de Campuspt_BR
dc.subjectDemocratic school managementen
dc.subjectProfessional and Technological Educationen
dc.subjectCampus Councilen
dc.titleGestão escolar democrática: uma análise para a participação estudantil no Conselho de campus do Instituto Federal de Sergipept_BR
dc.typeDissertationen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorLima, Valdenice Araújo Santos-
dc.description.abstract2This study aimed to analyze the perceptions of students of integrated courses at the Federal Institute of Sergipe (IFS), Campus Socorro and of civil servants who are members of the Campus Management Council, in relation to democratic school management formally established in the various participation mechanisms student with special attention to the dissemination of the IFS Campus Management Council. The body was created on December 20, 2022 at the IFS and will act as the highest authority on the Campus. The counselors will support the General Director of the Campus in the task of giving opinions, creating standards, carrying out consultations and deliberating in a strict sense regarding the administrative, teaching, research, extension and financial actions of the school. Integrated high school students joined IFS – Campus Socorro in 2023 when they participated in the research. The study was based on several works by educators/researchers (Freire (2005); Gadotti (2004); Paro (1986,2007,2016); Luck (2015); Veiga (1998); Libâneo (2001), among others, on democratic school management as a premise for public education to achieve teaching objectives, with an emphasis on integrated secondary education, with this modality being a priority in law 11,892 of 2008, the law that creates the Federal Institutes. According to Ciavatta (2012), integrated education. it presupposes a participatory and collective experience free from authoritarianism, as it is necessarily social. It is also based on the Federal Constitution, Brazilian infraconstitutional legislation and institutional documents that deal with the theme of Integral Liberating Education, training critical individuals, in addition to studies of the State of the Art on this topic within the scope of Professional and Technological Education (EPT). From a methodological point of view, qualitative research of an applied nature was carried out, through a case study. It was observed from the research results that in the context of EPT, the pattern identified in the literature regarding the existing gap related to the lack of participation in management bodies is repeated, as well as the responsible elements are also repeated. The Educational Product (Interactive Virtual Mural) resulting from this Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT), provided the transmission of information to students and future native members of the unit's Campus Council in relation to both the Campus Council body and the various participatory instances established in the IFS, awakening students' interest in participating in decisions at school, contributing to the critical and civic education of subjects, reducing the passivity of student participation in these mechanisms of which they are elementary members.en
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