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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2000
Título: | Neuroarquitetura aplicada a educação infantil: uma proposta para o município de Simão Dias – SE |
Autor(es): | Rodrigues, Glécia Freitas Santos |
Orientador: | Prudente, Marcos Vinícius Santana |
Palavras-chave: | Neuroarquitetura; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil; Crianças; Neuroarchitecture; Early Childhood Education; Child Development; Children |
Data do documento: | 24-Set-2024 |
Citação: | RODRIGUES, Glécia Freitas Santos. Neuroarquitetura aplicada a educação infantil: uma proposta para o município de Simão Dias – SE. 2024. 68 f. Orientador: Prof. MSc. Marcos Vinícius Santana Prudente. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2024. |
Resumo: | Os primeiros anos de vida são de grande importância para o desenvolvimento infantil, pois é nesse período em que as experiências que as crianças vivem impactam na sua aprendizagem, e no seu comportamento. O ambiente de educação infantil precisa estar adequado, de forma que estimule a criança ao engajamento, à concentração e ao aprendizado. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) em arquitetura explora a aplicação da neuroarquitetura no processo de concepção de uma escola de educação infantil. A neuroarquitetura é uma abordagem interdisciplinar que integra princípios da neurociência a arquitetura, buscando criar ambientes que promovam o bem-estar, saúde e o desenvolvimento infantil. A pesquisa inicia-se com uma revisão da literatura sobre os fundamentos da neuroarquitetura e sua relação com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, explorando conceitos como a influência do ambiente na cognição, a importância da luz natural, cores e espaços flexíveis na promoção de um ambiente propício ao aprendizado considerando aspectos como a disposição de espaços de aprendizagem, áreas de recreação, e a criação de ambientes que estimulem a interação social e o desenvolvimento motor. A metodologia empregada inclui análises comparativas entres escolas convencionais e aquelas baseadas na neuroarquitetura, utilizando métricas de desempenho acadêmico, satisfação dos alunos e professores, além de observações comportamentais. Os resultados esperados visam demonstrar como a neuroarquitetura pode contribuir para a concepção de ambientes educacionais mais eficazes e adaptados às necessidades específicas das crianças em idade de 0 a 5 anos. Ao final, espera-se fornecer diretrizes práticas para arquitetos, educadores e gestores escolares interessados em aplicar os princípios da neuroarquitetura na criação de espaços educativos inovadores e favoráveis ao desenvolvimento infantil. |
Resumo (segunda língua): | The first years of life are of great importance for child development, as it is during this period that the experiences children go through impact their learning and behavior. The preschool environment needs to be suitable to encourage children’s engagement, concentration and learning. This final course project (TCC) in architecture explores the application of neuroarchitecture in the design process of a preschool. Neuroarchitecture is an interdisciplinary approach that integrates principles of neuroscience into architecture, aiming to create environments that promote well-being, health, and cognitive development. The research begins with a literature review on the fundamentals of neuroarchitecture and its relationship with children’s learning and development, exploring concepts such as the influence of the environment on cognition, the importance of natural light, cores, and flexible spaces in fostering a conducive learning environment, considering aspects such as the layout of learning spaces, activity areas, and the creation of environments that stimulate social interaction and motor development. The methodology includes comparative analyses between conventional schools and those based on neuroarchitecture, using metrics of academic performance, satisfaction of students and teacher, as well as behavioral observations. The expected results aim to demonstrate how neuroarchitecture can contribute to the design of more practical educational tailored to the specific needs of children aged 0 to 5 years. Ultimately, we aim to provide practical guidelines for architects, educators and specific school administrators interested in applying the principles of neuroarchitecture in creation innovative educational spaces for child development. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2000 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Arquitetura e Urbanismo |
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