Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2016-12-22T13:32:53Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T13:32:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Angilene Santos, ARAÚJO, Siméia Mello. Literatura negra: aplicabilidade da lei 10.639/2003 no contexto educacional. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, São Cristóvão. 2015. Anais eletrônicos... São Cristóvão, Universidade Federal de Sergipe, set., 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/203 | - |
dc.description.abstract | O texto analisa a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, que estabelece a inclusão no currículo oficial da rede de ensino da temática “história e cultura afro-brasileira”, a fim de discutir a importância da efetivação da Lei para a diminuição dos preconceitos e da visão estereotipada do negro no Brasil. Para isso, analisa a literatura negra como um dos elementos principais para a constituição identitária do negro, destaca a relevância da participação da escola e do corpo docente no êxito dessa proposta, com respaldo de Dewey (1965) Froebel (2002), Hall (2004), que reafirmam o papel desses agentes na (re)significação identitária do sujeito negro. Com isso, concluiu-se que a construção de uma identidade nacional homogênea e uniforme é o caminho, onde a escola e, principalmente o professor, são instrumentos essenciais para a construção de um país mais democrático e justo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Literatura negra | pt_BR |
dc.subject | Processo identitário | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Projeto de ensino | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Black literature | en |
dc.subject | Identity process | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Teaching project | en |
dc.title | Literatura negra: aplicabilidade da lei 10.639/2003 no contexto educacional | pt_BR |
dc.title | Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | - |
dc.title.alternative | Black literature: applicability of law 10.639/2003 in the educational context | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Angilene Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Siméia Mello | pt_BR |
dc.description.abstract2 | The text analyzes the applicability of Law 10.639 / 2003, which establishes the inclusion in the official curriculum of the teaching system of the theme "Afro-Brazilian history and culture", in order to discuss the importance of the implementation of the Law for the reduction of prejudices and stereotyped view of black in Brazil. For this, it analyzes black literature as one of the main elements for the black's identity constitution, highlights the relevance of school and faculty participation in the success of this proposal, supported by Dewey (1965) Froebel (2002), Hall (2004) ), which reaffirm the role of these agents in the (re-) identity significance of the black subject. It was concluded that the construction of a homogeneous and uniform national identity is the way, where the school and especially the teacher are essential instruments for the construction of a more democratic and just country. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literaturanegra_Angilene.pdf | 986,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.