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Título: Literatura negra: aplicabilidade da lei 10.639/2003 no contexto educacional
Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Título(s) alternativo(s): Black literature: applicability of law 10.639/2003 in the educational context
Autor(es): Nascimento, Angilene Santos
Araújo, Siméia Mello
Palavras-chave: Educação; Lei 10.639/2003; Literatura negra; Processo identitário; Formação do professor; Projeto de ensino; Education; Black literature; Identity process; Teacher training; Teaching project
Data do documento: Set-2015
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON
Citação: NASCIMENTO, Angilene Santos, ARAÚJO, Siméia Mello. Literatura negra: aplicabilidade da lei 10.639/2003 no contexto educacional. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, São Cristóvão. 2015. Anais eletrônicos... São Cristóvão, Universidade Federal de Sergipe, set., 2015
Resumo: O texto analisa a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, que estabelece a inclusão no currículo oficial da rede de ensino da temática “história e cultura afro-brasileira”, a fim de discutir a importância da efetivação da Lei para a diminuição dos preconceitos e da visão estereotipada do negro no Brasil. Para isso, analisa a literatura negra como um dos elementos principais para a constituição identitária do negro, destaca a relevância da participação da escola e do corpo docente no êxito dessa proposta, com respaldo de Dewey (1965) Froebel (2002), Hall (2004), que reafirmam o papel desses agentes na (re)significação identitária do sujeito negro. Com isso, concluiu-se que a construção de uma identidade nacional homogênea e uniforme é o caminho, onde a escola e, principalmente o professor, são instrumentos essenciais para a construção de um país mais democrático e justo.
Resumo (segunda língua): The text analyzes the applicability of Law 10.639 / 2003, which establishes the inclusion in the official curriculum of the teaching system of the theme "Afro-Brazilian history and culture", in order to discuss the importance of the implementation of the Law for the reduction of prejudices and stereotyped view of black in Brazil. For this, it analyzes black literature as one of the main elements for the black's identity constitution, highlights the relevance of school and faculty participation in the success of this proposal, supported by Dewey (1965) Froebel (2002), Hall (2004) ), which reaffirm the role of these agents in the (re-) identity significance of the black subject. It was concluded that the construction of a homogeneous and uniform national identity is the way, where the school and especially the teacher are essential instruments for the construction of a more democratic and just country.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/203
ISSN: 1982-3657
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