Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2041
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Valéria Maria Santana | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T18:16:15Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T18:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Glauber Fontes de. Espaços, formas e narrativas: a composição arquitetônica dos ambientes de aprendizagem no IFS/Campus Lagarto. 2025. 185 f. Orientadora: Profª. Drª. Valéria Maria Santana Oliveira. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2041 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca compreender as relações entre a arquitetura dos espaços escolares, o processo de ensino-aprendizagem e a construção de memórias no IFS – Campus Lagarto. Para isso, parte da seguinte questão norteadora: "De que maneira a arquitetura dos espaços escolares do IFS - Campus Lagarto influencia as dinâmicas interpessoais e organizacionais, e quais são os impactos resultantes dessa influência nos processos pedagógicos?". A fundamentação teórica apoia-se em uma revisão bibliográfica baseada em autores consagrados, a exemplo de Zevi (2017) na área da arquitetura, Kowaltowski (2017) e Frago (2011) que tratam de arquitetura escolar, bem como nos referenciais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com destaque para Manacorda (2007), Mészáros (2005) e Ciavatta (2014). Além disso, a pesquisa incorpora as contribuições de Le Goff (2012) e Bergson (2010) para compreender como a experiência espacial influencia a construção de memórias e significados no ambiente escolar. A investigação adota uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa bibliográfica, levantamento arquitetônico, análise espacial de ambientes escolares e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo, possibilitando a identificação de categorias como memórias e pertencimento, relação entre arquitetura e ensino-aprendizagem, e práticas de uso e manutenção dos espaços escolares. Os resultados evidenciaram que a arquitetura do campus apresenta elementos que impactam positivamente a experiência educacional, mas também revelaram desafios relacionados à manutenção e adaptação dos espaços às necessidades pedagógicas contemporâneas. Como resposta a essas demandas, foi desenvolvido um produto educacional em formato de manual técnico, com orientações sobre o uso e a manutenção dos espaços escolares, incluindo estratégias que conciliam a conservação das características arquitetônicas existentes com a promoção de ambientes mais atraentes e motivadores. Dessa forma, a pesquisa estimula a reflexão sobre o papel da arquitetura no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, ao mesmo tempo em que reforça sua importância como elemento essencial para a qualidade do ensino-aprendizagem e a construção de memórias | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | IFS | pt_BR |
dc.subject | School architecture | pt_BR |
dc.subject | Memories | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.title | Espaços, formas e narrativas: a composição arquitetônica dos ambientes de aprendizagem no IFS/Campus Lagarto | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Glauber Fontes de | - |
dc.description.abstract2 | This research seeks to understand the relationships between the architecture of school spaces, the teaching-learning process, and the construction of memories at IFS – Campus Lagarto. To achieve this, it is guided by the following central question: "In what ways does the architecture of school spaces at IFS – Campus Lagarto influence interpersonal and organizational dynamics, and what are the resulting impacts of this influence on pedagogical processes?". The theoretical framework is based on a bibliographic review of renowned authors, such as Zevi (2017) in the field of architecture, Kowaltowski (2017) and Frago (2011) on school architecture, as well as references in Professional and Technological Education (EPT), with emphasis on Manacorda (2007), Mészáros (2005), and Ciavatta (2014). Additionally, the research incorporates the contributions of Le Goff (2012) and Bergson (2010) to understand how spatial experience influences the construction of memories and meanings in the school environment. The study adopts a qualitative approach, combining bibliographic research, architectural surveys, spatial analysis of school environments, and semi-structured interviews with students and teachers. The data were analyzed using content analysis, enabling the identification of categories such as memories and belonging, the relationship between architecture and teaching-learning, and practices for the use and maintenance of school spaces. The results revealed that the campus architecture includes elements that positively impact the educational experience but also highlighted challenges related to the maintenance and adaptation of spaces to contemporary pedagogical needs. In response to these demands, an educational product was developed in the form of a technical manual, providing guidelines on the use and maintenance of school spaces, including strategies that reconcile the preservation of existing architectural features with the promotion of more attractive and motivating environments. Thus, the research encourages reflection on the role of architecture in the context of Professional and Technological Education while reinforcing its importance as an essential element in the quality of the teaching-learning process and the construction of memories. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Glauber Fontes Oliveira.pdf | Dissertação | 25,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto Educacional - Glauber Fontes Oliveira.pdf | Produto Educacional | 36,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.