Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2016-12-22T14:06:51Z-
dc.date.available2016-12-22T14:06:51Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Angilene Santos. A formação do leitor: tudo começa na infância. São Cristóvão. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, São Cristovão. 2015. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2015pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/204-
dc.description.abstractO texto tem como objetivo destacar a importância do hábito de ler de forma espontânea, a influência dos pais e professores nesse processo, assim como a necessidade de respeitar as limitações e peculiaridades de cada pequeno leitor. Ressalta como questões simples podem se transformar em questões taxativas para se transformar uma criança em um leitor ávido ou estagnar de forma definitiva o hábito da leitura. Respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros, mostra como a infância é a fase mais importante para que a criança assimile e descubra o prazer da leitura pelo resto da vida. Enfatiza sobre alguns mitos que circundam a prática da leitura na infância e como estes são prejudiciais aos hábitos de ler, mitos estes praticados muitas vezes por aqueles que deveriam ser os motivadores, pois as referências dessa fase são determinantes para a maneira como elas se comportarão diante dos livros e da leitura no futuro.pt_BR
dc.description.sponsorshipColóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCONpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.titleA formação do leitor: tudo começa na infânciapt_BR
dc.title.alternativeThe formation of the reader: everything begins in childhooden
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Angilene Santospt_BR
dc.description.abstract2The text's objective is to highlight the importance of the habit of reading spontaneously the influence of parents and teachers in this process, as well as the need to respect the limitations and peculiarities of each little reader. It underscores how simple questions can become exhaustive issues to turn a child into a bookworm or permanently stagnate their reading habits. Supported* - * in theorists'Education, as Spencer (1924), Dewey (1965), Froebel (2001), among others. It shows how childhood is the most important phase for the child to assimilate and discover the pleasure of reading for life. It also emphasizes some myths surrounding the practice of reading in childhood and how these are harmful habits of reading. These myths are often practiced by those who should be the motivators, because the references of this phase are crucial to the way they behave in the books and reading in the futureen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaodoleitor_Angilene.pdf182,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.