Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/204
Título: A formação do leitor: tudo começa na infância
Título(s) alternativo(s): The formation of the reader: everything begins in childhood
Autor(es): Nascimento, Angilene Santos
Palavras-chave: Educação infantil; Aprendizagem; Leitura; Formação do leitor; Educação; Reading; Education; Learning
Data do documento: Set-2015
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON
Citação: NASCIMENTO, Angilene Santos. A formação do leitor: tudo começa na infância. São Cristóvão. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, São Cristovão. 2015. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2015
Resumo: O texto tem como objetivo destacar a importância do hábito de ler de forma espontânea, a influência dos pais e professores nesse processo, assim como a necessidade de respeitar as limitações e peculiaridades de cada pequeno leitor. Ressalta como questões simples podem se transformar em questões taxativas para se transformar uma criança em um leitor ávido ou estagnar de forma definitiva o hábito da leitura. Respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros, mostra como a infância é a fase mais importante para que a criança assimile e descubra o prazer da leitura pelo resto da vida. Enfatiza sobre alguns mitos que circundam a prática da leitura na infância e como estes são prejudiciais aos hábitos de ler, mitos estes praticados muitas vezes por aqueles que deveriam ser os motivadores, pois as referências dessa fase são determinantes para a maneira como elas se comportarão diante dos livros e da leitura no futuro.
Resumo (segunda língua): The text's objective is to highlight the importance of the habit of reading spontaneously the influence of parents and teachers in this process, as well as the need to respect the limitations and peculiarities of each little reader. It underscores how simple questions can become exhaustive issues to turn a child into a bookworm or permanently stagnate their reading habits. Supported* - * in theorists'Education, as Spencer (1924), Dewey (1965), Froebel (2001), among others. It shows how childhood is the most important phase for the child to assimilate and discover the pleasure of reading for life. It also emphasizes some myths surrounding the practice of reading in childhood and how these are harmful habits of reading. These myths are often practiced by those who should be the motivators, because the references of this phase are crucial to the way they behave in the books and reading in the future
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/204
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaodoleitor_Angilene.pdf182,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.