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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2025-07-09T16:37:08Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T16:37:08Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Vânia de. O desenvolvimento de tecnologia social nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (166 p.). ISBN: 978-85-9591-258-8. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-9591-258-8 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2050 | - |
dc.description.abstract | Sistematizar o desenvolvimento de tecnologia social nos Institutos Federais (IF) foi o objetivo principal deste livro ao qual possibilitou configurar um panorama nacional que responde a finalidade nove da lei de criação dos IF nº 11.892, que trata da produção, do desenvolvimento e a transferência de tecnologia social nos IF. O conteúdo está orientado pelo tripé: ensino, pesquisa e extensão o qual foi possível mapear: 1. cinco tecnologias sociais com titularidades ligadas aos IF, com a predominância na temática Educação e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento aos objetivos de sustentabilidades da agenda 2030 da ONU. 2. Foram mapeados dois cursos desenvolvidos nos IF com a temática da tecnologia social, quais sejam: no IFPA o curso denominado Tecnologia social em saneamento, saúde e ambiente na Amazônia, com data da primeira oferta em agosto de 2019 ativo, e o curso denominado: Pecuária Leiteira com Ênfase em Tecnologias Sociais, criado em agosto de 2015, pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - IFMG, com situação desativada. Evidenciou-se também a potencialidade do Mestrado profissional de educação PROFEPT, administrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo e em rede nos trinta e oito IF. 3. A Plataforma CNPQ possibilitou conhecer a existência de cinquenta e duas linhas pertencentes a trinta e quatro grupos de pesquisas de quinze diferentes institutos de quatro regiões brasileiras. Conhecer indicadores de desenvolvimento de TS regional e nacionalmente pode possibilitar melhoria das ações no campo da tecnologia social de forma interna na rede oportunizando parcerias e trocas de experiências e o principal objetivo a efetivação da função social dos IF´s junto a sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDIFS | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Rede Federal | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de tecnologia social nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Vânia de | - |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tecnologia Social nos institutos federais.pdf | 11,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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