Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2025-07-09T16:37:08Z-
dc.date.available2025-07-09T16:37:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationJESUS, Vânia de. O desenvolvimento de tecnologia social nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (166 p.). ISBN: 978-85-9591-258-8.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-9591-258-8-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2050-
dc.description.abstractSistematizar o desenvolvimento de tecnologia social nos Institutos Federais (IF) foi o objetivo principal deste livro ao qual possibilitou configurar um panorama nacional que responde a finalidade nove da lei de criação dos IF nº 11.892, que trata da produção, do desenvolvimento e a transferência de tecnologia social nos IF. O conteúdo está orientado pelo tripé: ensino, pesquisa e extensão o qual foi possível mapear: 1. cinco tecnologias sociais com titularidades ligadas aos IF, com a predominância na temática Educação e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento aos objetivos de sustentabilidades da agenda 2030 da ONU. 2. Foram mapeados dois cursos desenvolvidos nos IF com a temática da tecnologia social, quais sejam: no IFPA o curso denominado Tecnologia social em saneamento, saúde e ambiente na Amazônia, com data da primeira oferta em agosto de 2019 ativo, e o curso denominado: Pecuária Leiteira com Ênfase em Tecnologias Sociais, criado em agosto de 2015, pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - IFMG, com situação desativada. Evidenciou-se também a potencialidade do Mestrado profissional de educação PROFEPT, administrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo e em rede nos trinta e oito IF. 3. A Plataforma CNPQ possibilitou conhecer a existência de cinquenta e duas linhas pertencentes a trinta e quatro grupos de pesquisas de quinze diferentes institutos de quatro regiões brasileiras. Conhecer indicadores de desenvolvimento de TS regional e nacionalmente pode possibilitar melhoria das ações no campo da tecnologia social de forma interna na rede oportunizando parcerias e trocas de experiências e o principal objetivo a efetivação da função social dos IF´s junto a sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDIFSpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectRede Federalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de tecnologia social nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.contributor.authorJesus, Vânia de-
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia Social nos institutos federais.pdf11,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.