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dc.date.accessioned2025-07-09T16:39:51Z-
dc.date.available2025-07-09T16:39:51Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOliveira, Jonas Jandson Alves. Estudando o bregafunk: a vanguarda pós-mangue é o beat. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (243 p.). ISBN: 978-85-9591-217-5.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-9591-217-5-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2058-
dc.description.abstractO Bregafunk surge em Pernambuco como um gênero musical que resulta da hibridização das outras duas vertentes que compõem sua nomenclatura. Atualmente é considerado pela lei n° 16.044 uma expressão cultural do estado em que surgiu e, em 2021, um Projeto de Lei proposto e aprovado pela câmara municipal de Recife reivindicou a sua elevação ao status de patrimônio imaterial cultural dessa cidade. No entanto, apesar desse reconhecimento por parte do aparato estatal, o gênero em questão ainda está envolto em discussões controversas atreladas ao meio acadêmico, à intelectualidade vinculada à tradição inventada da pernambucanidade e à sociedade em geral, principalmente, porque seus membros frequentemente recorrem a letras que objetificam o público feminino e disseminam discursos com conotações sexuais. Diante desse contexto, emergem alguns questionamentos: não estaria o Bregafunk entre as inovações que surgem no terreno das relações sociais, mais especificamente nas manifestações artísticas por meio da música, e ganham tamanha dimensão que passam a assumir o status de movimento social? Seriam as letras de suas canções o único objeto de estudo do campo linguístico a ser levado em consideração ao tentar traçar um perfil desse fenômeno? A negação da corporeidade potencializada pela sua dança não seria apenas mais uma forma velada de negar as epistemologias que emergem do sul global como forma de manter uma concepção positivista do saber? Este livro dialoga com a ideia de que o Bregafunk é uma vanguarda que surge como consequência do esgotamento das possibilidades de ineditismo e ruptura com a tradição no contexto do Manguebeat e assume o Beat – a produção sonora do Bregafunk em si –, assim como o seu estilo próprio de dançar, chamado de “passinho dos malocas”, como os principais elementos de difusão do gênero enquanto produto de exportação de uma “nova” pernambucanidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDIFSpt_BR
dc.subjectLinguística Aplicada.pt_BR
dc.subjectLinguagem – Ensinopt_BR
dc.subjectBregafunk – Músicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEstudando o bregafunk: a vanguarda pós-mangue é o beatpt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jonas Jandson Alves-
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