Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2069
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2025-07-09T18:48:20Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T18:48:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Roberto Boa Sorte. SANTOS JÚNIOR, Gilson Pereira dos (colab.). Inteligência artificial, linguagens e educação. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (117 p.). ISBN: 978-85-9591-221-2. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-9591-221-2 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2069 | - |
dc.description.abstract | Com o lançamento do ChatGPT em 2022, a inteligência artificial tornou-se ainda mais onipresente em diversas áreas do conhecimento. Nesse cenário, a obra "Inteligência Artificial, Linguagens e Educação" investiga a interseção entre esses campos, transportando o leitor em uma trajetória de reflexão sobre como essas tecnologias têm influenciado e transformado nossas práticas cotidianas. A obra nos posiciona de maneira crítica, destacando especialmente como as máquinas aprendem e como os campos das linguagens e da educação desempenham papéis essenciais na comunicação humana e na construção do conhecimento. O conflito principal surge da tensão entre as potencialidades tecnológicas e os desafios éticos e educativos. Será que as tecnologias, especialmente a IA generativa, estão verdadeiramente a serviço do humano, ou corremos o risco de nos tornarmos dependentes de algo que ainda não compreendemos plenamente? As atitudes e posturas frente às tecnologias são discutidas de forma a iluminar as práticas educativas. Seja na promoção de multiletramentos ou na crítica às plataformas, o autor revela a complexidade de educar em tempos de transformações digitais. A obra levanta questionamentos essenciais: como podemos garantir que o uso da IA seja ético? Quais são os impactos, em longo prazo, na educação e na formação de novas gerações? O autor nos convida a refletir sobre o futuro que estamos construindo com essas tecnologias. O papel da educação na era da inteligência artificial é o ponto de chegada da obra. O autor desafia o leitor a considerar os benefícios, complexidades e dilemas éticos que surgem com essas tecnologias. A pergunta que fica é: estamos realmente preparados para enfrentar os desafios e as responsabilidades que o futuro nos reserva? | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDIFS | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial, linguagens e educação | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Roberto Boa Sorte | - |
dc.contributor.author | Santos Júnior, Gilson Pereira dos (Colab.) | - |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL_Paulo Roberto Boa Sorte Silva..pdf | 5,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.