Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2025-07-09T18:48:20Z-
dc.date.available2025-07-09T18:48:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Roberto Boa Sorte. SANTOS JÚNIOR, Gilson Pereira dos (colab.). Inteligência artificial, linguagens e educação. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (117 p.). ISBN: 978-85-9591-221-2.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-9591-221-2-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2069-
dc.description.abstractCom o lançamento do ChatGPT em 2022, a inteligência artificial tornou-se ainda mais onipresente em diversas áreas do conhecimento. Nesse cenário, a obra "Inteligência Artificial, Linguagens e Educação" investiga a interseção entre esses campos, transportando o leitor em uma trajetória de reflexão sobre como essas tecnologias têm influenciado e transformado nossas práticas cotidianas. A obra nos posiciona de maneira crítica, destacando especialmente como as máquinas aprendem e como os campos das linguagens e da educação desempenham papéis essenciais na comunicação humana e na construção do conhecimento. O conflito principal surge da tensão entre as potencialidades tecnológicas e os desafios éticos e educativos. Será que as tecnologias, especialmente a IA generativa, estão verdadeiramente a serviço do humano, ou corremos o risco de nos tornarmos dependentes de algo que ainda não compreendemos plenamente? As atitudes e posturas frente às tecnologias são discutidas de forma a iluminar as práticas educativas. Seja na promoção de multiletramentos ou na crítica às plataformas, o autor revela a complexidade de educar em tempos de transformações digitais. A obra levanta questionamentos essenciais: como podemos garantir que o uso da IA seja ético? Quais são os impactos, em longo prazo, na educação e na formação de novas gerações? O autor nos convida a refletir sobre o futuro que estamos construindo com essas tecnologias. O papel da educação na era da inteligência artificial é o ponto de chegada da obra. O autor desafia o leitor a considerar os benefícios, complexidades e dilemas éticos que surgem com essas tecnologias. A pergunta que fica é: estamos realmente preparados para enfrentar os desafios e as responsabilidades que o futuro nos reserva?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDIFSpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.titleInteligência artificial, linguagens e educaçãopt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paulo Roberto Boa Sorte-
dc.contributor.authorSantos Júnior, Gilson Pereira dos (Colab.)-
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL_Paulo Roberto Boa Sorte Silva..pdf5,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.