Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2077
Título: | Histórias em quadrinhos como ferramenta educativa: ambiente, pesca artesanal, quilombo e resistência em foco |
Autor(es): | Almeida, Weslei Santos Santos, Márcia Maria de Jesus Costa, Katinei Santos |
Palavras-chave: | Educação; História em quadrinho; HQ; Pesca; Quilombo |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | EDIFS |
Citação: | ALMEIDA, Weslei Santos; SANTOS, Márcia Maria de Jesus; COSTA, Katinei Santos. Histórias em quadrinhos como ferramenta educativa: ambiente, pesca artesanal, quilombo e resistência em foco. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (114 p.). ISBN: 978-85-9591-2601. |
Resumo: | A escola do ensino básico brasileira tem diversos desafios, principalmente no que se refere a promover um ensino-aprendizagem que resulte em um processo educativo integrado que desenvolva múltiplas competências e habilidades nos estudantes. Esta publicação explicita as etapas didáticas e os resultados alcançados com a aplicação de um projeto de produção de histórias em quadrinhos (HQs) com discentes do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, situado no quilombo Porto D’Areia, em Estância-Sergipe. A aplicação da ação didático-pedagógica foi realizada com a coparticipação da comunidade quilombola e do Instituto Federal de Sergipe-Campus Estância. O livro História em quadrinhos como ferramenta educativa, evidencia como as HQs e o espaço de vivência de estudantes podem ser utilizados como meios educativos, para a obtenção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades essenciais, como: a leitura, a expressão escrita, o trabalho em grupo e a análise crítica da realidade socioambiental. É uma obra que tem um conteúdo que enfatiza a relevância de uma educação direcionada para a valorização da cultura local, o fortalecimento identitário, o entendimento da relação sociedade-natureza e a conservação ambiental. Esta produção é voltada para professores que desejam promover uma educação contextualizada que mobilize as capacidades cognitivas dos estudantes, bem como avive o senso de pertencimento às suas comunidades. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2077 |
ISBN: | 978-85-9591-2601 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Histórias em quadrinhos como ferramenta educativa... - Weslei Santos Almeida.pdf | 54,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.