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dc.date.accessioned2017-02-13T17:23:50Z-
dc.date.available2017-02-13T17:23:50Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.citationCRUZ, L. D. [et al.]. Análise de Aceitação da Alimentação Escolar dos alunos das escolas municipais urbanas de Itabaiana-SE. Scientia Plena , São Cristóvão, v. 9, n. 10, out., 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/213-
dc.description.abstractA alimentação escolar também conhecida como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa atender no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos durante sua permanência em sala de aula. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a aceitação da alimentação escolar oferecida aos alunos de uma rede municipal de ensino. Foi elaborado um estudo transversal com uma amostra de 990 alunos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, correspondente a 8 escolas da rede urbana. Foram aplicados questionários contendo escala estruturada hedônica facial, de cinco pontos para avaliar o grau de aceitação de dez diferentes refeições. Os dados foram analisados pelos testes estatísticos Anova e o de Tukey. Dos 990 alunos da amostra, 387 eram do sexo masculino e 603 do sexo feminino. Na análise dos questionários observou-se uma aceitação com média acima do valor três da escala para as refeições oferecidas. Vale destacar que a maior aceitação foi à preparação bolo bacia e suco, apresentando uma média de 4,39. As preparações oferecidas pelo PNAE aos alunos de uma rede municipal de ensino apresentaram uma aceitação compatível com um padrão sensorial adequado.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Scientia Plenapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.subjectCiências agráriaspt_BR
dc.subjectAlimentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectItabaiana - SEpt_BR
dc.titleAnálise de aceitação da alimentação escolar dos alunos das escolas municipais urbanas de Itabaiana-SEpt_BR
dc.title.alternativeAcceptance Analysis of School Nutrition school students municipal urban Itabaiana-SEen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCruz, Lorena Dantas-
dc.contributor.authorMarcellini, Paulo Sérgio-
dc.contributor.authorSantos, Alécia Josefa Alves Oliveira-
dc.contributor.authorPrado, Aline Alves Oliveira Santos-
dc.contributor.authorGomes, Adriana Barros Luna-
dc.contributor.authorAndrade, Filipe Alexandre Milet de-
dc.description.abstract2School feeding also known as National School Feeding Programme ( PNAE), aims to meet at least 20 % of the daily nutritional needs of the students during their stay in the classroom . The presen t study aimed to assess the uptake of school meals offered to students of a municipal school . We designed a cross - sectional study with a sample of 990 students from first to fifth year of elementary school , corresponding to 8 schools in the urban network . A questionnaire with structured facial hedonic scale , five points to evaluate the acceptability of ten different meals . Data were analyzed by statistical tests ANOVA and Tukey . Sample of 990 students , 387 were male and 603 female . In the analysis of the qu estionnaires showed a mean acceptance above the value of the scale for three meals offered . Note that the preparation was greater acceptance bowl cake and juice , with an average of 4.39 . Preparations PNAE offered by students of a municipal school had an ac ceptance compatible with a standard adequate sensory .en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Alimentos

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