Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/223
Título: | Processamento e obtenção de derivados do leite: uma proposta de oficina temática para formação de professores para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos nas séries iniciais |
Título(s) alternativo(s): | Processing and derivation of milk derivatives: a proposal for a thematic workshop to train teachers for the teaching and learning of chemical concepts in the initial grades |
Autor(es): | Santos, Mara Joseli Sobral |
Orientador: | Lima, Elaine Meneses Souza |
Palavras-chave: | Ciências agrárias; Laticínio; Formação do professor; Química; Manteiga; Queijo - produção; Ensino fundamental; Educação infantil; Ensino-aprendizagem; Agrarian science; Dairy; Teaching-learning; Chemistry; Cheese - production; Elementary school; Child education |
Data do documento: | 25-Mai-2016 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Nossa Senhora da Glória Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios |
Citação: | SANTOS, Mara Joseli Sobral. Processamento e obtenção de derivados do leite: uma proposta de oficina temática para formação de professores para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos nas séries iniciais. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Laticínios) - Instituto Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2016. |
Resumo: | O Ensino de Química nas séries iniciais é uma ação importante para a inclusão e aproximação de uma nova cultura, a cultura científica, que pode iniciar desde cedo o amadurecimento de conhecimentos químicos na vida da criança a partir da articulação dos conteúdos desenvolvidos nas atividades em sala de aula com o cotidiano dos alunos. Assim sendo, a presente pesquisa teve como objetivo a produção e o desenvolvimento da oficina temática Processamento e Obtenção de Derivados do Leite como uma proposta didática para formação de professores para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos nas series iniciais a partir da adaptação de alguns experimentos realizados no curso superior de Tecnologia em Laticínios do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Nossa Senhora da Glória. A Oficina Temática (OT) é atividade produzida a partir do tripé: tema gerador, conceitos químicos e atividades experimentais, que visam despertar a participação ativa dos estudantes no processo de busca de soluções para determinados problemas sociais. A OT “Processamento e Obtenção de Derivados do Leite” foi realizada durante o I Congresso de Educação, Currículo e Gestão Escolar na Universidade Tiradentes (UNIT), Câmpus Itabaiana, e contou com a participação de 25 cursistas, sendo 16 professores da educação básica da região agreste e 9 estudantes de diversas licenciaturas matriculados na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela ilustrou o desenvolvimento de duas atividades experimentais, sendo uma relacionada a fabricação do Queijo Minas Frescal e outra relacionada a produção da Manteiga, no qual foi sinalizado para o participantes a possibilidade de utilizá-la na sua prática pedagógica como metodologia para o ensino de conceitos químicos na series iniciais e consequentemente como instrumento para sua própria formação.Nela, buscou-se articular os conhecimentos técnico-científicos, os saberes e as técnicas adquiridas no Curso. Para tanto, descreveu-se na produção desses derivados do leite, as possíveis estratégias e alguns conteúdos científicos que poderiam ser trabalhados. A avaliação da OT e dos seus objetivos foi feita por meio de um Questionário respondido pelos participantes. A análise de conteúdo foi a técnica adotada para análise das falas dos sujeitos. Sendo assim, foram construídas categorias e subcategorias, para uma melhor compreensão das mensagens dos sujeitos. Por fim, observamos que a Oficina Temática “Processamento e Obtenção de Derivados do Leite” foi considerada como instrumento de formação e reflexão, que além da possibilidade de contribuir para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos nas séries iniciais, pode ainda despertar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas a cidadania nas crianças. |
Resumo (segunda língua): | Teaching Chemistry in the initial grades is an important action for the inclusion and approximation of a new culture, the scientific culture, which can initiate the maturation of chemical knowledge in the life of the child from the articulation of the contents developed in the classroom activities of the students' daily routine. Thus, the present research had as its objective the production and development of the Thematic Workshop on Processing and Obtaining Milk Derivatives as a didactic proposal for teacher training for the teaching and learning of chemical concepts in the initial series from the adaptation of some experiments carried out in the superior course of Dairy Technology of the Federal Institute of Education Science and Technology of Sergipe - Nossa Senhora da Glória Campus. The Thematic Workshop (OT) is an activity produced from the tripod: generating theme, chemical concepts and experimental activities, aiming to awaken students' active participation in the process of finding solutions to certain social problems. The OT "Processing and Obtaining Milk Derivatives" was held during the First Congress of Education, Curriculum and School Management at the Tiradentes University (UNIT), Câmpus Itabaiana, and counted on the participation of 25 students, of which 16 and 9 students from several undergraduate degrees enrolled at the Federal University of Sergipe (UFS). She illustrated the development of two experimental activities, one related to the manufacture of the Minas Frescal Cheese and another related to the production of Butter, in which it was signaled to the participants the possibility of using it in their pedagogical practice as a methodology for teaching concepts chemistries in the initial series and consequently as an instrument for their own formation. In it, we sought to articulate the technical-scientific knowledge, the knowledge and the techniques acquired in the Course. For that, the possible strategies and some scientific content that could be worked out were described in the production of these milk derivatives. The evaluation of the OT and its objectives was done through a questionnaire answered by the participants. Content analysis was the technique used to analyze the subjects' speeches. Thus, categories and subcategories were constructed to better understand subjects' messages. Finally, we note that the Thematic Workshop "Processing and Obtaining of Milk Derivatives" was considered as an instrument for training and reflection, which besides the possibility of contributing to the teaching and learning of chemical concepts in the initial grades, may also awaken the development of skills and abilities related to citizenship in children. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/223 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Laticínios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ Mara_Santos_Tecnologia_Laticinios_Processamento_e_obtenção.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador