Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-03-09T16:30:09Z-
dc.date.available2017-03-09T16:30:09Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Tereza Simone Santos de; TAVARES, Ilda Maria Samtos. O profissional da pedagogia em ambiente hospitalar: um espaço a ser conquistado. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 6, São Cristóvão, 2012. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/237-
dc.description.abstractO presente artigo, a partir dos resultados do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, projeto PIBIX, no Hospital Regional de Itabaiana, objetiva discutir e analisar a formação do pedagogo para atuar no ambiente hospitalar e os benefícios que a escolarização hospitalar traz para as crianças e os adolescentes internados. Constatamos que a ludoterapia possibilita a continuidade do processo de escolarização e de inclusão das crianças hospitalizadas durante o período de internação bem como a diminuição do estresse próprio desse período. Ressaltamos ainda que o atendimento educacional hospitalar, previsto em dispositivos legais como o ECA e a Resolução nº 02 de 2001 do CNE, precisa ser realizado por profissionais capacitados para esse fim.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCONpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectEnsino hospitalarpt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectLudoterapiapt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHospital pedagogyen
dc.subjectHospital educationen
dc.subjectHumanizationen
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.subjectLudoterapiaen
dc.titleO profissional da pedagogia em ambiente hospitalar: um espaço a ser conquistadopt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogy's professional in hospital environment: space to be achieveden
dc.title.alternativeColóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Tereza Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorTavares, Ilda Maria Santospt_BR
dc.description.abstract2This article, starting from the results of the work undertaken by students of Pedagogy, PIBIX project, on the Itabaiana Regional Hospital, aim to discuss and analyze the formation of pedagogues to work in hospitals and the benefits that education in hospitals brings to interned children and teenagers. We could see recreational therapy enable the continuity of the education process and the inclusion of interned children during the internment as well as reduction of the stress characteristic of this period. We also emphasize that the educational assistance in hospital, prescribed in legal provisions like ECA and CNE's Resolution no. 02 of 2001, needs to be realized by professionals qualified to this purpose.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA EM AMBIENTE HOSPITALAR.pdf497,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.