Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/237
Título: | O profissional da pedagogia em ambiente hospitalar: um espaço a ser conquistado |
Título(s) alternativo(s): | The pedagogy's professional in hospital environment: space to be achieved Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Autor(es): | Carvalho, Tereza Simone Santos de Tavares, Ilda Maria Santos |
Palavras-chave: | Pedagogia; Educação; Pedagogia hospitalar; Ensino hospitalar; Humanização; Formação profissional; Ludoterapia; Pedagogy; Education; Hospital pedagogy; Hospital education; Humanization; Professional qualification; Ludoterapia |
Data do documento: | Set-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON |
Citação: | CARVALHO, Tereza Simone Santos de; TAVARES, Ilda Maria Samtos. O profissional da pedagogia em ambiente hospitalar: um espaço a ser conquistado. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 6, São Cristóvão, 2012. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2012. |
Resumo: | O presente artigo, a partir dos resultados do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, projeto PIBIX, no Hospital Regional de Itabaiana, objetiva discutir e analisar a formação do pedagogo para atuar no ambiente hospitalar e os benefícios que a escolarização hospitalar traz para as crianças e os adolescentes internados. Constatamos que a ludoterapia possibilita a continuidade do processo de escolarização e de inclusão das crianças hospitalizadas durante o período de internação bem como a diminuição do estresse próprio desse período. Ressaltamos ainda que o atendimento educacional hospitalar, previsto em dispositivos legais como o ECA e a Resolução nº 02 de 2001 do CNE, precisa ser realizado por profissionais capacitados para esse fim. |
Resumo (segunda língua): | This article, starting from the results of the work undertaken by students of Pedagogy, PIBIX project, on the Itabaiana Regional Hospital, aim to discuss and analyze the formation of pedagogues to work in hospitals and the benefits that education in hospitals brings to interned children and teenagers. We could see recreational therapy enable the continuity of the education process and the inclusion of interned children during the internment as well as reduction of the stress characteristic of this period. We also emphasize that the educational assistance in hospital, prescribed in legal provisions like ECA and CNE's Resolution no. 02 of 2001, needs to be realized by professionals qualified to this purpose. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/237 |
ISSN: | 1982-3657 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA EM AMBIENTE HOSPITALAR.pdf | 497,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.