Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/286
Título: Composição dinâmica de listas de problemas de programação utilizando algoritmos genéticos interativos
Título(s) alternativo(s): Dynamic composition of lists of programming problems using interactive genetic algorithms
Autor(es): Guedes, Elloá Barreto
Nascimento, Mariana Romão do
Mendonça, Andréa Pereira
Fechine, Joseana Macêdo
Santos Júnior, Gilson Pereira dos
Palavras-chave: Ciência da computação; Sistema de informação; Lógica de programação; Algoritmo; Ensino-aprendizagem; Informática
Data do documento: 2008
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Citação: GUEDES, Elloá Barreto [et al.]. Composição dinâmica de listas de problemas de programação utilizando algoritmos genéticos interativos. Uruguaiana: HÍfen, v. 32, n. 62, p.229-236, 2008.
Resumo: Estudantes de programação lidam constantemente com resolução de listas de problemas a fim de consolidar a aprendizagem dos conteúdos e desenvolver estratégias de resolução de problemas. Na maioria das vezes, a elaboração e proposição destas listas não levam em consideração as dificuldades individuais de aprendizagem dos estudantes. Neste artigo, é apresentada uma proposta para construção dinâmica de listas de problemas, implementada por meio de algoritmos genéticos interativos. Na abordagem proposta, a indicação de um novo problema considera as dificuldades do aluno na resolução de problemas anteriores, adaptando o problema a ser indicado ao nível cognitivo deste estudante.
Resumo (segunda língua): Students of programming constantly deal with problem list resolution in order to consolidate the learning of the contents and to develop strategies of problem solving. Most of the time, the preparation and proposal of these lists do not take into account the students' individual learning difficulties. In this article, a proposal is presented for the dynamic construction of problem lists, implemented through interactive genetic algorithms. In the proposed approach, the indication of a new problem considers the student's difficulties in solving previous problems, adapting the problem to be indicated at the cognitive level of this student.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/286
ISSN: 1983-6511
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Composição Dinâmica de Listas de_ SANTOS JUNIOR, Gilson Pereira dos.pdf352,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.