Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/300
Título: República, política e direito: representações do trabalho docente e a trajetória de Carvalho Neto (1918-1921)
Título(s) alternativo(s): Republic, politics and law: representations of the teaching work and the trajectory of Carvalho Neto (1918-1921)
Autor(es): Lima, Maria do Socorro
Orientador: Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de
Palavras-chave: História da educação; Educação - Sergipe; Carvalho Neto, Antônio Manoel de (Biografia); Educador sergipano; Formação do professor; Biografia; Intelectual; Education; History of education; Educator; Biography
Data do documento: 16-Abr-2008
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - POSGRAP
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED
Citação: Lima, Maria do Socorro. República, política e direito: representações do trabalho docente e a trajetória de Carvalho Neto (1918-1921). 2008. 301 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar as representações do trabalho docente, as práticas culturais e o lugar de produção do percurso feito pelo intelectual da educação Antônio Manoel de Carvalho Neto, identificando, nesse contexto, as configurações da conformação educacional no período. A metodologia adotada é a abordagem biográfica. Carvalho Neto foi Diretor Geral de Instrução Pública, Presidente do Conselho Superior de Educação, Diretor da Escola Normal, entre 1918-1920. Após a experiência na Direção da Instrução Pública, defendeu um Projeto no intuito de criar classes e escolas para Crianças Anormaes, foi professor da Escola de Comércio de Sergipe Conselheiro Orlando e coroou sua inserção no campo educacional como o primeiro Diretor da Faculdade de Direito de Sergipe em 1951. Na Direção Geral de Instrução, deu ênfase ao Serviço de Inspeção Escolar. A orientação do presente estudo está centrada nos aportes teórico-metodológicos da Nova História e História Cultural. Na História da Educação, investigar a trajetória de Carvalho Neto permitiu compreender aspectos significativos da configuração do trabalho docente na primeira metade do século XX em Sergipe.
Gov't Doc #: This study aims to analyze the representations of teaching work, cultural practices and the place of production of the course made by the educational intellectual Antônio Manoel de Carvalho Neto, identifying, in this context, the configurations of educational conformation in the period. The methodology adopted is the biographical approach. Carvalho Neto was Director General of Public Instruction, President of the Superior Council of Education, Director of the Normal School, between 1918-1920. After the experience in the Direction of Public Instruction, he defended a Project in order to create classes and schools for Children Anormaes, was professor of the School of Commerce of Sergipe Conselheiro Orlando and crowned his insertion in the educational field as the first Director of the Faculty of Law of Sergipe in 1951. In the General Direction of Instruction, he emphasized to the Service of School Inspection. The orientation of the present study is centered in the theoretical-methodological contributions of the New History and Cultural History. In the History of Education, investigating Carvalho Neto's trajectory allowed us to understand significant aspects of the configuration of teaching work in the first half of the twentieth century in Sergipe.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/300
Aparece nas coleções:Tese e dissertação - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_SOCORRO_LIMA.pdf21,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.