Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/323
Título: Reflexos da dromocracia cibercultural na educação contemporânea
Título(s) alternativo(s): Reflexes of cybercultural dromocracy in contemporary education
Autor(es): Schneider, Henrique Nou
Carvalho, Artemis Barreto de
Melo, Daniele Santana de
Santos, Elissandra Silva
Pereira, Max Augusto Franco
Palavras-chave: Ciência da computação; Tecnologia da informação; Cibercultura; Educação; Comunicação; Dromocracia cibercultural; Educação aberta; Informática; Computer science; Information technology; Education Communication; Cybercrime Dromocracy; Open education; Computing
Data do documento: Jul-2012
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED
Citação: SCHNEIDER, Henrique Nou [et. al.]. Reflexos da dromocracia cibercultural na educação contemporânea. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 05, n. 09,. p. 77-87, jul./dez., 2012
Resumo: Este texto faz algumas reflexões acerca da educação na contemporaneidade no contexto da dromocracia cibercultural, conforme apresentada por Eugênio Trivinho em seu livro “a dromocracia Cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada” (2007). O objetivo é analisar como se dá a abrangência da velocidade cibertecnológica no campo educacional a partir da discussão levantada por Trivinho (2007) quando afirma ser a velocidade um fenômeno social, violento e paradigmático da cibercultura. segundo o autor, neste contexto de violência dromocrática, o indivíduo passa a ser classificado como “dromoapto” ou “dromoinapto”, isto é, os que são e os que não são capazes de se adaptarem à velocidade e às práticas da cultura digital, respectivamente. neste sentido, este artigo visa chamar a atenção para os reflexos dessa dromocracia cibercultural para a escola, para os professores e para o sistema educacional. Palavras-chave: dromocracia Cibercultural; Cibercultura; Educação contemporânea.
Resumo (segunda língua): This text makes some reflections about contemporary education in the context of cybercultural dromocracy, as presented by Eugênio Trivinho in his book "Cybercultural Dromocracy: Logic of Human Life in Advanced Media Civilization" (2007). The objective is to analyze how the scope of cybertechnological speed in the educational field occurs from the discussion raised by Trivinho (2007) when he affirms that speed is a social phenomenon, violent and paradigmatic of cyberculture. according to the author, in this context of dromocratic violence, individuals are classified as "dromoapto" or "dromoinapto", that is, those who are and are not able to adapt to the speed and practices of digital culture, respectively . In this sense, this article aims to draw attention to the reflexes of this cybercultural dromocracy for the school, for the teachers and for the educational system. Keywords: dromocracy Cybercultural; Cyberculture; Contemporary education.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/323
ISSN: 2358-1425
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea - SCHNEIDER, Henrique Nou.pdf102 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.