Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/326
Título: Utilização do Software Geogebra como ferramenta auxiliar ao estudo das funções quadráticas no ensino fundamental e médio
Título(s) alternativo(s): Use of Geogebra Software as an auxiliary tool to study quadratic functions in elementary and middle school. Encontro de Formação de Professores - Enfope.
Autor(es): Melo, André Luís Canuto Duarte
Silva, Gilmar Silvestre da Cruz
Palavras-chave: Matemática; Software - GeoGebra; Geometria dinâmica; Função quadrática; Recursos eletrônicos; Ensino fundamental; Ensino-aprendizagem; Mathematics; Dynamic Geometry; Quadratic function; Electronic resources; Elementary school; Teaching-learning
Data do documento: Jun-2013
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP
Citação: MELO, André Luís Canuto Duarte; SILVA, Gilmar Silvestre da Cruz. Utilização do Software Geogebra como ferramenta auxiliar ao estudo das funções quadráticas no ensino fundamental e médio. In.: Enfope, 6. 2013, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, jun., 2013.
Resumo: Esse artigo expõe a utilização do software Geogebra no ensino da Matemática dos níveis escolares fundamentais e médio, sob o ponto de vista das competências e habilidades relativas, visando à promoção de reflexões sobre as funcionalidades desse aplicativo computacional na produção do conhecimento matemático a partir do olhar e do fazer dos educadores. Essa análise foi aplicada ao caso específico das funções quadráticas, com o cerne de tal proposta na articulação de ideias e ferramentas intelectuais que antecedem o desenvolvimento histórico das funções de segundo grau e o potencial das novas tecnologias. O software em apreço foi empregado no estudo de algumas situações problema envolvendo tais funções e as relações entre seus gráficos e os respectivos coeficientes, demonstrando ser efetivo na visualização comportamental gráfica dos diversos parâmetros das equações analisadas e na viabilização da comunicação matemática focalizada na prática dinâmica.
Resumo (segunda língua): This article exposes the use of Geogebra software in Mathematics teaching at fundamental and middle school levels, from the point of view of the relative competences and abilities, aiming at the promotion of reflections about the functionalities of this computational application in the production of mathematical knowledge from the look and the making of educators. This analysis was applied to the specific case of quadratic functions, with the core of this proposal in the articulation of ideas and intellectual tools that precede the historical development of the second degree functions and the potential of the new technologies. The present software was used in the study of some problem situations involving such functions and the relationships between their graphs and the respective coefficients, showing to be effective in the graphical behavioral visualization of the several parameters of the analyzed equations and in the viability of the mathematical communication focused on the dynamic practice.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/326
ISSN: 2179-0663
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização do Software Geogebra como_SILVA, Gilmar Silvestre da Cruz.pdf938,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.