Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-08-31T18:29:28Z-
dc.date.available2017-08-31T18:29:28Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.citationESTÁCIO, Katiene Guimarães; LIMA, Claudia de Medeiros; SANTOS, Diane Alves dos. PROEJA: Uma análise acerca do acesso e permanência dos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. In.: Enfope, 6. 2013, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, jun., 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2179-0663-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/364-
dc.description.abstractEste artigo objetiva analisar os índices de acesso e permanência dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, em sua implementação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe- IFS - Campus Aracaju. É resultado da inquietação das autoras com o elevado índice de reprovação e não conclusão dos cursos. A investigação se dá através da pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória. Apesar de reconhecer-se no programa a contribuição para a inclusão educacional, inserindo jovens e adultos no ensino médio técnico profissionalizante, percebe-se que o PROEJA ainda apresenta deficiências, no que tange a questão da permanência do estudante e consequentemente interfere na conclusão dos cursos. Este é um estudo inicial que aponta para a necessidade de realização de uma pesquisa mais aprofundada sobre as problemáticas aqui suscitadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNITpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOPpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectSchool evasionen
dc.subjectEducationen
dc.titlePROEJA: Uma análise acerca do acesso e permanência dos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
dc.title.alternativePROEJA: An analysis about the access and permanence of the students in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe; Enfope; Encontro Internacional de Formação de Professores.en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorEstácio, Katiene Guimarãespt_BR
dc.contributor.authorLima, Claudia de Medeirospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Diane Alves dospt_BR
dc.description.abstract2This article aims to analyze the access and permanence rates of students from the National Program for the Integration of Basic Education and Professional Education in the Mode of Education of Young and Adults - PROEJA, in its implementation at the Federal Institute of Education Science and Technology of Sergipe - IFS - Campus Aracaju. It is a result of the concern of the authors with the high rate of disapproval and non completion of the courses. Research is carried out through qualitative research of the descriptive-exploratory type. Although the program recognizes the contribution to educational inclusion, inserting youngsters and adults in vocational technical secondary education, it is perceived that the PROEJA still presents deficiencies, regarding the question of the student's permanence and consequently interferes in the conclusion of the courses . This is an initial study that points to the need to carry out a more in-depth research on the issues raised here.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROEJA_uma_analise_acerca_do_acesso_e_permanencia_dos_estudantes_no_IFS.pdf335,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.