Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/364
Título: | PROEJA: Uma análise acerca do acesso e permanência dos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe |
Título(s) alternativo(s): | PROEJA: An analysis about the access and permanence of the students in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe; Enfope; Encontro Internacional de Formação de Professores. |
Autor(es): | Estácio, Katiene Guimarães Lima, Claudia de Medeiros Santos, Diane Alves dos |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Educação de jovens e adultos - EJA; PROEJA; Instituto Federal de Sergipe; Ensino técnico; Evasão escolar; Public institution; Technical education; School evasion; Education |
Data do documento: | Jun-2013 |
Editor: | Universidade Tiradentes - UNIT Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP |
Citação: | ESTÁCIO, Katiene Guimarães; LIMA, Claudia de Medeiros; SANTOS, Diane Alves dos. PROEJA: Uma análise acerca do acesso e permanência dos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. In.: Enfope, 6. 2013, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, jun., 2013. |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar os índices de acesso e permanência dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, em sua implementação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe- IFS - Campus Aracaju. É resultado da inquietação das autoras com o elevado índice de reprovação e não conclusão dos cursos. A investigação se dá através da pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória. Apesar de reconhecer-se no programa a contribuição para a inclusão educacional, inserindo jovens e adultos no ensino médio técnico profissionalizante, percebe-se que o PROEJA ainda apresenta deficiências, no que tange a questão da permanência do estudante e consequentemente interfere na conclusão dos cursos. Este é um estudo inicial que aponta para a necessidade de realização de uma pesquisa mais aprofundada sobre as problemáticas aqui suscitadas. |
Resumo (segunda língua): | This article aims to analyze the access and permanence rates of students from the National Program for the Integration of Basic Education and Professional Education in the Mode of Education of Young and Adults - PROEJA, in its implementation at the Federal Institute of Education Science and Technology of Sergipe - IFS - Campus Aracaju. It is a result of the concern of the authors with the high rate of disapproval and non completion of the courses. Research is carried out through qualitative research of the descriptive-exploratory type. Although the program recognizes the contribution to educational inclusion, inserting youngsters and adults in vocational technical secondary education, it is perceived that the PROEJA still presents deficiencies, regarding the question of the student's permanence and consequently interferes in the conclusion of the courses . This is an initial study that points to the need to carry out a more in-depth research on the issues raised here. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/364 |
ISSN: | 2179-0663 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROEJA_uma_analise_acerca_do_acesso_e_permanencia_dos_estudantes_no_IFS.pdf | 335,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.